O I Congresso Internacional de Voz Cantada é uma iniciativa do Instituto de Formação em Voz (IFV) em parceria com a Faculdade Novo Horizonte (FNH) e a Universidade Nacional de Educación a Distancia (UNED/Madrid).

O 7th International Physiology & Acoustics of Singing (PAS) é um dos mais importantes eventos internacionaos em voz cantada e pela primeira vez sua organização está sendo coordenada por uma instituição brasileira, o IFV.

O I Congresso Internacional de Voz Cantada é uma iniciativa do Instituto de Formação em Voz (IFV) em parceria com a Faculdade Novo Horizonte (FNH) e a Universidade Nacional de Educación a Distancia (UNED/Madrid).

O 7th International Physiology & Acoustics of Singing (PAS) é um dos mais importantes eventos internacionaos em voz cantada e pela primeira vez sua organização está sendo coordenada por uma instituição brasileira, o IFV.

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE VOZ CANTADA e
7th INTERNATIONAL PHYSIOLOGY & ACOUSTICS OF SINGING CONFERENCE (PAS)

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE VOZ CANTADA e 7th INTERNATIONAL PHYSIOLOGY & ACOUSTICS OF SINGING CONFERENCE (PAS)

Seja bem-vindo(a) à página de inscrição do I Congresso Internacional de Voz Cantada e da 7th International Physiology & Acoustics of Singing Conference (PAS)!

O I Congresso Internacional de Voz Cantada: “as pontes entre a pesquisa e a prática”, é o maior evento em voz cantada já organizado no Brasil. Ele será realizado pelo Instituto de Formação em Voz - IFV, em parceria com a Faculdade Novo Horizonte – FNH e a Universidad de Educación a Distancia – UNED/Madrid.

Seu objetivo é promover a discussão e divulgação de conhecimentos sobre as ciências vocais e prática clínica e pedagógica em voz cantada, através do acesso a palestras e reflexões de grandes profissionais, tanto do Brasil, como de outros países.

A 7th International Physiology & Acoustics of Singing Conference – PAS, é um dos eventos internacionais mais respeitados da área e pela primeira vez será coordenado por uma Instituição Brasileira - o IFV, também em colaboração com a FNH e a UNED/Madrid.

Em uma ação inédita do IFV, visando ampliar o acesso e a disseminação de conhecimentos científicos à comunidade brasileira do canto, a inscrição dá acesso aos dois eventos. Além disso, todas as palestras do PAS serão traduzidas simultaneamente para o idioma português.

Alguns dos cientistas vocais mais respeitados do mundo estarão presentes nesses dias compartilhando seus conhecimentos com professores e profissionais do canto brasileiros comprometidos com seu aprimoramento profissional, e você é um deles.

Parabéns, e bem-vindo ao grupo!

CONVIDADOS

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE VOZ CANTADA

Jeanie Lovetri

Andressa Marinoni

Filipa Lã

Joana Mariz

Mara Behlau

Profª Jeanie Lovetri
Jeannette LoVetri, ou “Jeanie”, é uma das professoras de canto mais reconhecidas do mundo. Jeanie deu palestras em centros médicos nos EUA e na Alemanha (a pedido do laringologista Dr. Marcus Hess, ENT), e foi consultora do Dr. Peak Woo, (ENT) no Grabscheidt Voice Center of Mt. Sinai em Nova York.

Ela lecionou por 10 anos na NYU nas escolas Tisch e Steinhardt e tem sido frequentemente apresentadora e palestrante nas Conferências Pan Europeias de Voz em Copenhague, Praga, Ghent e Londres.

Ela foi palestrante principal na conferência do centro médico da Universidade de Michigan sobre a voz profissional e apresentou workshops e pesquisas no Simpósio da Voice Foundation na Filadélfia, e faz parte do Conselho Consultivo.

Ela também foi palestrante da Fall Voice Conference em Scottsdale, AZ. Jeanie tem um capítulo no The Performer's Voice editado por Michael Benniger, MD, (ENT) e Dr. Thomas Murry, PhD (SLP) e publicou vários artigos de pesquisa e pedagogia no Journal of Voice e no Journal of Singing.

Ela foi duas vezes nomeada Master Teacher pela National Association of Teachers of Singing e recebeu a Van Lawrence Fellowship, bem como um prêmio pelo conjunto da obra da NY Singing Teachers' Association e uma citação do Centro Estudos da Dra. Mara Behlau. da Voz em São Paulo. Ela é membro da elite da Academia Americana de Professores de Canto.

Criadora do Somatic Voicework™ - cujo trabalho apresentou em São Paulo e Rio de Janeiro, Brasil; na Universidade do Sul de Queensland, Austrália; no Douglas College em Vancouver, BC; no City College de Nova York; e na Universidade de Central Oklahoma.

Seu trabalho, Somatic Voicework™ está no programa de residência do Conservatório da Baldwin Wallace University na Community Arts School todo mês de julho em Berea, Ohio.

Seus alunos estão na Broadway desde 1980, incluindo protagonistas da Broadway indicados ao Tony, e também são vencedores do Grammy. Em junho completará 50 anos de ensino de canto.



Profª Me. Andressa Marinoni
Professora de canto, musicista e palestrante com mais de 20 anos de experiência no meio contemporâneo e erudito como cantora crossover, tecladista e violinista em gravações, festivais e concertos.

Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP.

Pós-Graduada em Voz Artística pelo CEV-SP.

Bacharel em Música pela Faculdade Cantareira-SP.

Co-fundadora da PROCANTO (Associação Brasileira de Professores de Canto) e do IACA (Instituto de Adoração, Cultura & Arte).

Atendeu milhares de cantores, dentre eles: Eli Soares, Rachel Novaes, Drik Barbosa, Thamires Garcia (min. Zoe) e Esther Marcos.

Atua em treinamentos pelo Brasil para universidades, igrejas e congressos.



Profª Drª Filipa Lã
Professora de canto.

Doutora em Música pela Universidade de Sheffield - Reino Unido.

Investigadora e professora na Faculdade de Educação da UNED - Espanha.

Tem publicações em diversos periódicos científicos, como: Journal of Voice, Journal of Speech Language and Hearing Research (JSHLR), Logopedics Phoniatrics Vocology, Logopedia, Foniatría y Audiología, Musicae Scientiae, Journal of Research Studies in Music Education.

Recebeu diversos prêmios internacionais, com destaques para o Van Lawrence Award, atribuído pela The Voice Foundation e National Association of Teachers of Singing (NATS), nos Estados Unidos (2015) e Hamdan Award (2020), também pela The Voice Foundation.

Tem atuado como professora e palestrante convidada em cursos e conferências na Alemanha, Argentina, Brasil, Croácia, Espanha, Finlândia, Suécia, EUA e Reino Unido.

É editora associada do jornal Logopedics Phoniatrics Vocology e revisora do Journal of Voice.

Coordenadora da Especialização em Pedagogia e Tecnologia para a Voz e o Canto.

Foi coordenadora do curso Science of the Singing Voice ao lado de Johan Sundberg e Brian Gill.



Profª. Drª. Joana Mariz
Professora de Canto Erudito e Popular.

Especialista em Voz pela PUC/SP.

Doutora em Performance Vocal pela Unesp.

Coordenadora da pós-graduação em Pedagogia Vocal na Faculdade Santa Marcelina.

Pós-graduada pelo FIV - CEV, onde também dá aulas.

Realizou intensivo de fisiologia e acústica da voz cantada na Suécia, sob coordenação de Johan Sundberg.

Professora assistente, tradutora e co-produtora da edição brasileira do método Somatic Voicework™, de Jeanie LoVetri.

Certificada no Método Bertazzo de reeducação do movimento.

Integrante do Duo Prismas com Marcos Pantaleoni.

Fundadora do projeto Vozerio, dedicado à difusão, formação e reflexão sobre voz cantada e pedagogia vocal.



Mara Behlau
Dra Mara Behlau é fonoaudióloga, mestre e doutora em distúrbios da comunicação humana pela UNIFESP-EPM, e possui Pós-Doutorado em “Audiology and Speech Sciences” pela University of California San Francisco. Além de atuação clínica, trabalha com competência comunicativa em empresas e também é coach com especialização em executivos.

É perita em identificação pela voz e membro da International Association for Identification, IAI, desde 1986, membro profissional da “The Voice Foundation” – TVF, faz parte do corpo diretivo da “Pacific Voice and Speech Foundation” – PVSF, da Califórnia, e é a presidente eleita da “International Association for Logopedics and Phoniatrics” – IALP.

É ainda orientadora credenciada em diversos cursos de pós-graduação e autora de 3 livros e mais de 200 publicações entre artigos, capítulos de livros e suplementos especiais, no Brasil e exterior, além de fazer parte do corpo editorial de inúmeras publicações científicas, de onde se ressalta o “Journal of Voice”.

Já ocupou vários cargos em associações científicas nacionais, onde se destaca a presidência da Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz – SBLV e a vice-presidência da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – SBFa, e já recebeu mais de 90 prêmios e honrarias, pelo trabalho desenvolvido no Brasil e pela promoção da área de laringe e voz brasileira no exterior.



Regina Machado

Flávia Caraíbas

Christian Herbst

Mauro Fiuza

Gláucia Salomão

Profª. Drª. Regina Machado
Cantora, compositora, violonista e professora de canto.

Possui 4 cds lançados (“Sobre a Paixão”, “Pulsar”, “Agora o céu vai ficando claro” e “Multiplicar-se única - canções de Tom Zé”).

Professora da graduação em Música Popular e da pós-graduação em Música da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Idealizadora do Canto do Brasil Atividade e Ensino Musical (São Paulo).

Escritora do livro "A voz na canção popular brasileira - um estudo sobre a vanguarda paulista" pelo Ateliê Editorial, e do artigo “Do cóccix ao fim do mundo – dois tempos de Elza Soares” para o livro As bambas do samba – mulher e poder na roda (EDUFBA).

Integrou o trio “Líricas Modernas”, juntamente com Badi Assad e Lucina, dentro do projeto Sonora Brasil realizado pelo Sesc Nacional, em espetáculo que percorreu mais de quarenta cidades pelo sul, sudeste e centro-oeste do Brasil.

Coordenou IV Encontro de Estudos do Canto e da Canção Popular da Unicamp, organizado pelo “Vox Mundi- grupo de estudos da voz cantada”.

Participou do FIMUCA – Festival Internacional de Música em Casa.



Profª. e FGA. Flávia Caraíbas
Professora de canto, cantora e fonoaudióloga

Mestranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. (Pesquisa sobre voz e performance).

Bacharel em Fonoaudiologia pela Universidade do Estado da Bahia

Foi Diretora Cientifica e Presidente da Liga Acadêmica de Voz da Bahia, onde atualmente é membra colaboradora.

Aperfeiçoamento em Voz pela PG Cursos.

Pós -graduação em Fonoaudiologia e Expressividade pela Estácio.

Formação em Pedagogia e Ciência Vocal pelo Studio Mauro Fiuza.

Compõe a Diretoria e é Membra Fundadora da Associação Brasileira de Professores de Canto – PROCANTO.

Coordenadora e docente da Pós-graduação em Voz Cantada e da Pós-graduação em Voz Clínica e Profissional da Faculdade Novo Horizonte – FNH.

Fundadora e coordenadora do Instituto de Formação em Voz – IFV.



Prof. Dr. Cristian Herbst
Christian T. Herbst é um cientista de voz austríaco. Ele estudou pedagogia da voz na Universidade Mozarteum, Salzburg, Áustria, e trabalhou por vários anos como pedagogo da voz (Tölzer Knabenchor, entre outros).

Christian foi pesquisador visitante no Center for Computer Research in Music and Acoustics (CCRMA), Stanford University, e recebeu seu PhD em Biofísica pela University of Olomouc, República Tcheca.

Após uma posição como chefe do Laboratório de Bioacústica, Departamento de Biologia Cognitiva da Universidade de Viena, Christian trabalhou como pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Biofísica (grupo Jan Švec), Universidade Palacký Olomouc, República Tcheca.

O foco do trabalho científico de Christian está tanto na fisiologia da voz cantada quanto na física da produção da voz em mamíferos. Desde 2016 trabalha no projeto "Biomecânica Comparativa da Produção de Som de Mamíferos", financiado por uma bolsa APART da Academia Austríaca de Ciências. É membro do conselho editorial do Journal of Voice and of Logopedics, Phoniatrics and Vocology.



Prof. ME. Mauro Fiuza
Professor de canto e pesquisador em Voz

Doutorando em Educação pela UNED (Madrid/Espanha) onde também trabalha como assistente de pesquisa no Laboratório de Voz UNED VoiceLab.

Professor convidado do “Specialization Course in Pedagogy and Technology of Voice and Singing” na UNED/Madrid.

Licenciado em música e mestre em fonoaudiologia (PUC/SP).

Estudou Ciência da Voz Cantada na Suécia com o Dr. Johan Sundberg; vocalizações supraglóticas na Itália com a professora Eleonora Bruni.

Certificado nos 3 níveis do método americano Somatic Voicework™ da professora Jeanie LoVetri.

Pós-graduado pelo FIV (CEV – Centro de Estudos de Voz).

Professor convidado nos cursos de pós-graduação do CEV (CECEV e FIV), Faculdade Santa Marcelina (Pedagogia Vocal), Faculdade Novo Horizonte – FNH (Voz Cantada) e Alpha FACEC (Pedagogia Vocal).

Membro fundador da PROCANTO - Associação Brasileira de Professores de Canto.

Coordenada o site do Dia Mundial da Voz (www.world-voice-day.org) e escreve sobre ciência vocal e canto no site www.estudiodevoz.com desde 2012.

Coordenador Pedagógico do Instituto de Formação em Voz - IFV.



FGA. Drª. Gláucia Salomão
Pesquisadora-doutora na Universidade de Estocolmo e no Instituto Real de Tecnologia (KTH), Suécia, em colaboração com a Universidade de Geneva e outras universidades na Europa e no Brasil. Tem como um de seus principais foco de pesquisa as relações entre voz e emoção.

Fonoaudióloga Especialista em Voz, Mestre em Semiótica (USP) e Doutora em Linguística/Acústica vocal (PUC-SP). Realizou parte do seu doutorado no Departamento de Fala, Música e Audição do Instituto Real de Tecnologia (TMH-KTH) na Suécia sob a orientação do professor Johan Sundberg, com apoio financeiro da CAPES. Tem formação em Música pela UNESP e pela Universidade Livre de Música (atual EMESP-Tom Jobim), e é certificada na formação Somatic Voicework (nível 1).

Professora no curso de Fisiologia e Acústica da Voz Cantada (KTH) coordenado pelo professor Sundberg por vários anos. Organizou e coordenou, juntamente com o professor, o site internacional de celebração do Dia Mundial da Voz (world-voice-day.org), 2013-2017.

Professora convidada em cursos de especialização e pós-graduação no Brasil, e revisora científica de diversos periódicos científicos nacionais e internacionais.

Traduziu do sueco para o português o livro Röstlära: “Ciência da Voz”, publicado pela EDUSP.



Mateus Corusse

Thays Vaiano

Wagner Barbosa

Julianne Daud

Felipe Abreu

Prof. Dr. Mateus Corusse
Cantor e professor de canto.

Doutor em Música pela Unicamp.

Mestre em Educação pela UFSCar.

Especialista em Pedagogia Vocal pela FASM e Pós-graduado em Formação Integral em Voz – Coach Vocal pelo CEV.

Formado em Canto MPB/Jazz pelo Conservatório de Tatuí.

Graduado em Licenciatura em Música pela UFSCar.

Graduando em Bacharelado em Música – Voz Popular pela Unicamp.

Certificado na formação Somatic Voicework (níveis I, II e III).



FGA. Drª Thays Vaiano
Fonoaudióloga, palestrante nacional e internacional, trabalha principalmente com habilitação e reabilitação de cantores, preparação vocal de elencos para teatro, TV e cinema.

Graduada em fonoaudiologia pela Santa Casa de São Paulo.

Mestre e Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP.

Curso de Especialização em Voz no CEV - Centro de Estudos da Voz.

Especialista em Voz pelo CFFa.

Especialização em Fisiologia do Exercício aplicada à Clínica pela UNIFESP.

Docente do Curso de Especialização em Voz do CEV - Centro de Estudos da Voz.

Vice Coordenadora do Departamento de Voz da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – SBFa.



Prof. Wagner Barbosa
Preparador vocal e professor de canto há mais de 15 anos com certificações e experiência nacional e internacional.

Professor Certificado Método IVA - Nível MENTOR.

Foi professor certificado do método Speech Level Singing até 2014 – Nível 2.

Representante do método SLS na América Latina - 2014.

Pós Graduando Especialista em Voz e Coaching pelo CEV (Centro de Estudos da Voz).

Formado em violão popular – ULM (EMESP).

Pós Graduado Especialista em Música Brasileira – FAP - PR.

Indicado ao Grammy Latino em 2020 pelo disco Obatalá.

Co-produtor da Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas Rio 2016.

5 vezes professor do European Vocal Camp, maior encontro de cantores da Europa.

Tem trabalhado com Produtores como Alê Siqueira (3 Grammy, 2 billboard entre outros prêmios) e Kassin (4 Grammy entre muitos outros prêmios).

Fez shows e ministrou workshops na Áustria, Suiça, França, Bélgica, Estônia, Finlândia, Polônia e Argentina.



Profª Julianne Daud
Atriz, cantora , produtora e professora de canto.

Idealizadora e produtora de espetáculos de teatro e óperas.

Pós-graduada em Interpretação para Teatro Musical pela Escola Superior de Artes Célia Helena.

Capacitada e certificada nos métodos Somatic Voicework™ (Jeanie LoVetri - Baldwin University) Level I , II e III e em Belting Contemporâneo (Studio Marconi Araújo).

Cursando Pedagogia e Ciência Vocal com o Professor Mauro Fiúza.

Tem participado de vários renomados cursos, seminários e workshops de especialização em voz, fonoaudiologia e performance no CEV - Centro de Estudos de Voz e no Full Voice.

No palco, atuou ao lado de Marília Pera (espetáculo Master Class), Miguel Falabella e Cristiane Torloni, dentre outras estrelas do teatro musical.



Prof. Felipe Abreu
Professor de canto popular desde 1988.

Co-fundador da Associação Brasileira de Canto e do GEV-RJ (Grupo de Estudos da Voz do RJ).

Foi editor do Boletim da Associação Brasileira de Canto (1999-2005) e co-editor da Revista da Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz “Vox Brasilis” (1995-1997).

Foi co-prefaciador da edição brasileira do consagrado livro “Ciência da Voz – Fatos sobre a Voz na Fala e no Canto”, do Prof Johan Sundbegr (EDUSP, 2015).

Atuou como preparador vocal de artistas de diversos estilos, gêneros musicais e gerações, como Frejat, Roberta Sá, Simone, Adriana Calcanhotto, Fernanda Abreu, Zeca Pagodinho, Sandy & Junior, Chitãozinho & Xororó, Leo Jaime, Joyce Moreno, Paula Morelenbaum, Tico Santa Cruz, Diogo Nogueira, Claudia Leitte, Toni Garrido, Fabiana Cozza, Moyseis Marques, Pedro Luís, D’Black, Vanessa da Matta, Gabriel Pensador, Preta Gil, Duda Brack, entre muitos outros.

Fez a direção/preparação vocal em mais de 100 CDs e DVDs, no Brasil e no exterior.• Professor de canto das duas primeiras temporadas do “Fama”, primeiro reality show de canto da TV brasileira.



Connan Alves

Marcella Martinez

Luisa Francesconi

Lyba Serra

Mônica Thiele

Prof. Connan Alves
Professor de canto, cantor, arranjador, compositor e regente.

Formado em Licenciatura em Música pela UCAM.

Graduando em Fonoaudiologia pela UFF.

Certificado nos 3 Níveis do Método Somatic VoiceWork™.

Workshop Sing your Soul com a Dra. Trineice Robinson (EUA).

Ver a Voz (Rio de Janeiro e Niterói) – Mauro Fiúza.

Curso de Pedagogia Vocal – Joana Mariz.

Coordena e Ministra os Cursos Online “Blues & Gospel: Origens das Técnicas Vocais AfroAmericanas” (5 Edições) e o “Blue Note, Melismas e Microtonalidades: Teoria e Prática Vocal” (2 Edições).

É professor convidado na pós-graduação em Pedagogia Vocal da FASM e em Voz Cantada da FNH. Pesquisador das Origens das Técnicas e Pedagogias Vocais Afro-Americanas.



Profª. ME. Marcella Martinez
Cantora e professora de canto popular.

Mestra em Fonoaudiologia pela PUC-SP.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Música - FIAM-FAAM - Centro Universitário (2003) com aperfeiçoamento em Formação Integrada em Voz no CEV (Centro de Estudos da Voz).

Especialista em Psicomotricidade, Educação e Aprendizagem pela UNOESTE.

Certificada em Somatic Voicework™ níveis I, II e III com Jeanie LoVetri.

Realizou em 2007 a preparação vocal do grupo Teatro do Pé para a construção do espetáculo "Argumas de Patativa" que recebeu 36 prêmios em festivais entre eles o de melhor espetáculo (é isso?).

É professora da Pós-graduação em Pedagogia Vocal da FASM.



Profª ME. Luisa Francesconi
Com quase 30 anos de carreira, é uma das mais importantes mezzosopranos brasileiras de sua geração, tendo cantado em diversos palcos nacionais e internacionais. Tem em seu repertório mais de 50 personagens de ópera interpretados.

Mestra em Música pela UNESP.

Tem especialização em Ciências da Voz pela Universidade de Coimbra, (coordenação da Dra Filipa Lã) e é Coach Vocal (FIV - C Formação Integrada em Voz) pelo CEV (Centro de Estudos da Voz, coordenado pela Dra Mara Behlau).

Professora de canto há mais de 10 anos.

Coordenadora da Comissão de Trabalho ligada ao ensino do canto lírico dentro do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto.

Fundadora e uma das atuais diretoras da PROCANTO - Associação Brasileira de Professores de Canto.



Prof. Lyba Serra
Lyba Serra é cantor e professor de canto popular. Ele iniciou sua carreira como professor no Conservatório Souza Lima, em 1984.

Entre 1990 e 1992 estudou técnicas vocais, em Londres, com a cantora norte-americana Ellen Demos. Retornou ao Brasil em 92, trazendo na bagagem um alto conhecimento de técnicas vocais inovadoras e acrescentou a elas a sua forma particular de entender o cantar e o mecanismo da voz.

Em 1994 lançou a primeira vídeo-aula didático musical de técnicas vocais da América Latina, em 2002 lançou a Revista Prática de Canto e em 2006 criou a Escola Ideias Vocais, em São Paulo, onde atua como professor.



Profª Mônica Thiele
Cantora e mentora de canto integrativo.

Atua em trabalhos individuais e coletivos de canto desde o início da década de 1990, acompanhando e facilitando processos de desenvolvimento pessoal e conexão das pessoas com a própria expressividade.

Idealizadora e coordenadora, juntamente com Joana Mariz e Mônica Marsola, do coletivo Vocal SP.

Foi arranjadora, cantora e fez direção musical do Vésper Vocal.

Integrou o Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de SP de 1995 a 2004, onde assumiu por alguns anos a monitoria do grupo.

Integra duo com o guitarrista Diego Beirão cuja tônica é a pesquisa de sonoridade guitarra-voz em músicas do cancioneiro brasileiro.

Foi responsável pela elaboração do livro póstumo “Vozes do Magro”, de Magro Waghabi, com discografia comentada dos 15 primeiros LPs do MPB4 e transcrição de arranjos vocais do grupo e coorganizadora do livro “Samuel Kerr: arranjos corais”, recém lançado.



Renata Gélamo

Suely Mesquita

Suely Mesquita

Luciano Simões

Juliana Franco

Flávia Badaró

Profª. e FGA. Drª Renata Gélamo
Arte-educadora, fonoaudióloga e produtora cultural.

Mestre em Estudos Linguísticos e doutora em Artes pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Professora dos cursos de pós-graduação “Canção Popular: criação, produção musical e performance” e “Pedagogia vocal: expressão e técnica” na Faculdade Santa Marcelina - FASM;

Professora do curso de pós-graduação “Narração artística: caminhos para contar histórias em contexto urbano” na FACON/A Casa Tombada.

Pesquisa e orienta trabalhos nas áreas de voz, escuta, canção popular, pedagogia vocal e narrativas.

Faz parte do Vocal SP, grupo formado por profissionais que promove discussões interdisciplinares sobre a voz.

Fundadora do Ateliê de Voz.



Suely Mesquita
Profª Suely Mesquita
Compositora, cantora e professora de canto desde 1985.

Certificada em Somatic Voicework, método criado pela professora Jeanie Lovetri, de quem se tornou tradutora e professora assistente, no Brasil e no seu curso internacional de formação, online.

Co-fundadora do GEV - Grupo de Estudos da Voz do Rio de Janeiro, coordenadora do grupo de estudos Voz me Livre (2018) e co-fundadora e membro do quadro diretor da PROCANTO - Associação Brasileira de Professores de Canto.

Participou de vários seminários e congressos online organizados pela UFMG, pela PROCANTO, pela Faculdade Novo Horizonte dentre outros.

A convite da NATS, escreveu um capítulo sobre música brasileira no livro So You Want To Sing World Music (2019).

Coordena laboratórios criativos em canto popular como "Descontrole Não É Caos".

Faz direção artística de cantores e direção geral de espetáculos.

Tem 3 álbuns solo e o álbum Dio&Baco, em parceria com Eugenio Dale.



Prof. Dr. Luciano Simões
Professor de Canto da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA) desde 2014.

Doutor em Canto, mestre em Regência Coral e mestre em Musicologia pela Michigan State University (MSU).

Concluiu dois pós-doutorados: sobre o Fado na Universidade de Coimbra e sobre o belting na UNESP.

Foi Professor de Canto da UNICAMP de 2007 a 2012 e Instrutor de Canto da Michigan State University (MSU) e do Alma College.

Apresentou trabalhos nos maiores congressos de Voz do mundo, como o ICVT, o PEVoC e o PAVA.

É o tradutor da obra maestra de Richard Miller, "A Estrutura do Canto”.



Profª. Drª Juliana Franco
Conhecida por sua versatilidade vocal transitando por diferentes estilos musicais desde o repertório barroco, ópera a musicais e estúdios de dublagem.

Doutora em Pedagogia da Voz e mestra em Opera Performance pela University of Maryland, nos Estados Unidos.

Atuou como solista em palcos no Brasil, Estados Unidos e Europa, tanto em papéis operísticos quanto em repertório sinfônico.

Dubladora da personagem Anastasia na versão brasileira do filme além de outros personagens para TV e cinema.

Colabora com a Orquestra Petrobrás Sinfônica no projeto "Série em família", dedicado ao público infantil, projeto com o qual ganhou "o melhor cd do ano de 2017 na categoria musical infantil do Prêmio da Música Brasileira”.

Há anos dedica sua pesquisa na pronúncia cantada do português do Brasil. Sua dissertação "Singing in Brazilian Portuguese: An Introductory Guide to IPA, Diction, and Repertoire" é um manual em como cantar em português do Brasil, especialmente para estrangeiros.

Apresenta-se em recitais e palestras pelo mundo divulgando a música e a cultura brasileira.

Em outubro será uma das convidadas da Fall Voice Conference, em Miami USA, onde apresentará seu projeto "Bachianas Brasileiras n.5: Singing in Brazilian Portuguese and the Main Pitfalls for the Non-native Speaker".



FGA. e FTPA. Flávia Badaró
Flávia Badaró é fonoaudióloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP e especialista em Voz e em Linguagem.

É também fisioterapeuta graduada pela Universidade de Taubaté - UNITAU e mestre em Pneumologia pelo Hospital Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa.

Idealizadora do Programa de Condicionamento Vocal ATLETAS DA VOZ, professora do Centro de Estudos da Voz - CEV, pesquisadora e palestrante.

Sua atuação clínica é em reabilitação e treinamento de voz e comunicação, condicionamento respiratório e na área de motricidade orofacial. Em produções de teatro e cinema atua também com controle corporal e reeducação do movimento.

Possui certificação internacional Kinesio Tapping, certificação em reeducação do movimento - método Ivaldo Bertazo e formação em Coaching pela Crecimentum University.



Tiago Lima

Vera Medina

Luciano Neves

Pedro Amarante

FG. ME. Tiago Lima
Tiago Lima Bicalho Cruz é cantor profissional há mais de 25 anos. Formando em Fonoaudiologia, fez a sua especialização em Voz no CEFAC.

Foi professor do curso de graduação em fonoaudiologia da FEAD/MG de 2006 a 2012. Ministrou aulas para o curso de especialização em Voz da PUC Minas. É mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com ênfase em Música e Tecnologia.

Atualmente cursa o Doutorado em Música pela mesma instituição com ênfase em Sonologia. Atualmente é bolsista da CAPES. É visiting scholar na Syracuse University tendo desenvolvido diversos projetos junto a instituição, como a elaboração de um laboratório de voz, deu orientação aos alunos de mestrado, tendo também aplicado para um Grant (financiamento) interno da Universidade para o desenvolvimento de um estudo longitudinal de 4 anos com cantores.



Profª Vera Medina
Cantora, compositora, violonista, vocal coach vocal brasileira e produtora musical com formação em Advanced Professional General Music Studies pela Berklee College of Music, master certified em Logic Pro X pela Apple e formação em teatro pelo Teatro Escola Célia Helena. É professora capacitada na técnica de Belting Contemporâneo do Maestro Marconi Araújo.

Possui cerca de 50 obras gravadas em coletâneas. Em 2006 lançou seu primeiro álbum autoral “Resolution” na categoria Lounge Music, que foi indicado para os prêmios Toddy e Grammy Latino em 2007.

A partir de então, vem compondo lounge, eletrônica e trilhas sonoras nos últimos 20 anos em seu próprio estúdio - Neomundo.

É colunista da revista Backstage desde 2006, trazendo para suas matérias o olhar de produção, gravação, mixagem e masterização e técnicas utilizadas em seu estúdio de produção e, atualmente, artista residente do Loungemasters.org.



Luciano Neves
Otorrinolaringologista com foco nas áreas de Laringologia e desenvolvimento da Comunicação Humana.

Graduação em Medicina pela UNIFESP (1998);

Residência em ORL pela UNIFESP (2002);

Mestrado em ORL pea UNIFESP (2004); Doutorado em Ciências pela UNIFESP (2010);

Professor Afiliado do Departamento de ORLCCP da UNIFESP (2013 – 2016);

Presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz - ABLV (2015 – 2017);

Atual Editor de Laringologia da BJORL (Brazilian Journal of Otorhinolaryngology).



Pedro Amarante
Pedro Amarante Andrade, Ph.D. é fonoaudiólogo pesquisador da voz na Academy of Performing Arts em Praga.

Ele estudou fonoaudiologia no Instituto Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, Brasil, e trabalhou por diversos anos como fonoaudiólogo e audiologista no Brasil, Reino Unido e Czechia.

Completou seu M.Sc. em Patologia Vocal pela University College London pesquisando a fisiologia vocal durante o primeiro passaggio. Posteriormente, Pedro recebeu seu PhD em Biofísica pela University of Olomouc, Czechia e foi responsável pelo desenvolvimento do laboratório de voz na Plymouth Marjon Universit, UK, onde trabalhou como professor e pesquisador.

Atualmente seu foco está direcionado ao estudo do tratamento de patologias vocais através do uso de exercícios de trato vocal semi-ocluído e estimulação neuromuscular.



Marcello Pessoa

Carol Hends

Marcello Pessoa
Formado em Ciência da Computação pela UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí;

Atua a 13 anos com desenvolvimento de software. Atualmente é CEO da iorCLASS plataforma de Gestão para professores.

Já participou na produção de mais de 200 softwares para diferentes áreas, tendo trabalhado também como CTO, coordenador de equipes de desenvolvimento e prestando consultoria para startups para a definição de escopo (MVP) e RoadMap de solução.



Carol Hends
Carol Hends é cantora, professora de Canto e Técnica Vocal para o Canto Popular e também empreendedora sendo a idealizadora da Plataforma iorCLASS, plataforma para gestão e organização de professores autônomos.

Na música iniciou sua carreira como cantora ainda na infância e, durante essa trajetória gravou 4 CD's e um EP regravando canções clássicas da MPB e músicas autorais e levando sua música para shows em festas e eventos por todo Brasil. Ao longo de sua caminhada, participou de vários concursos musicais na TV brasileira como: programa Raul Gil, Programa Sabadaço, Garagem do Faustão, e o mais recente o reality musical The Voice Brasil 5ª edição em 2016.

Formou-se Bacharela em Música com ênfase em Canto em 2018 e desde então atua profissionalmente como Voice Coach lecionando Aulas de Canto On-line para cantores em todo o Brasil e no mundo.



CONVIDADOS

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE VOZ CANTADA

Jeanie Lovetri

Andressa Marinoni

Profª Jeanie Lovetri
Jeannette LoVetri, ou “Jeanie”, é uma das professoras de canto mais reconhecidas do mundo. Jeanie deu palestras em centros médicos nos EUA e na Alemanha (a pedido do laringologista Dr. Marcus Hess, ENT), e foi consultora do Dr. Peak Woo, (ENT) no Grabscheidt Voice Center of Mt. Sinai em Nova York.

Ela lecionou por 10 anos na NYU nas escolas Tisch e Steinhardt e tem sido frequentemente apresentadora e palestrante nas Conferências Pan Europeias de Voz em Copenhague, Praga, Ghent e Londres.

Ela foi palestrante principal na conferência do centro médico da Universidade de Michigan sobre a voz profissional e apresentou workshops e pesquisas no Simpósio da Voice Foundation na Filadélfia, e faz parte do Conselho Consultivo.

Ela também foi palestrante da Fall Voice Conference em Scottsdale, AZ. Jeanie tem um capítulo no The Performer's Voice editado por Michael Benniger, MD, (ENT) e Dr. Thomas Murry, PhD (SLP) e publicou vários artigos de pesquisa e pedagogia no Journal of Voice e no Journal of Singing.

Ela foi duas vezes nomeada Master Teacher pela National Association of Teachers of Singing e recebeu a Van Lawrence Fellowship, bem como um prêmio pelo conjunto da obra da NY Singing Teachers' Association e uma citação do Centro Estudos da Dra. Mara Behlau. da Voz em São Paulo. Ela é membro da elite da Academia Americana de Professores de Canto.

Criadora do Somatic Voicework™ - cujo trabalho apresentou em São Paulo e Rio de Janeiro, Brasil; na Universidade do Sul de Queensland, Austrália; no Douglas College em Vancouver, BC; no City College de Nova York; e na Universidade de Central Oklahoma.

Seu trabalho, Somatic Voicework™ está no programa de residência do Conservatório da Baldwin Wallace University na Community Arts School todo mês de julho em Berea, Ohio.

Seus alunos estão na Broadway desde 1980, incluindo protagonistas da Broadway indicados ao Tony, e também são vencedores do Grammy. Em junho completará 50 anos de ensino de canto.



Profª Me. Andressa Marinoni
Professora de canto, musicista e palestrante com mais de 20 anos de experiência no meio contemporâneo e erudito como cantora crossover, tecladista e violinista em gravações, festivais e concertos.

Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP.

Pós-Graduada em Voz Artística pelo CEV-SP.

Bacharel em Música pela Faculdade Cantareira-SP.

Co-fundadora da PROCANTO (Associação Brasileira de Professores de Canto) e do IACA (Instituto de Adoração, Cultura & Arte).

Atendeu milhares de cantores, dentre eles: Eli Soares, Rachel Novaes, Drik Barbosa, Thamires Garcia (min. Zoe) e Esther Marcos.

Atua em treinamentos pelo Brasil para universidades, igrejas e congressos.



Filipa Lã

Joana Mariz

Profª Drª Filipa Lã
Professora de canto.

Doutora em Música pela Universidade de Sheffield - Reino Unido.

Investigadora e professora na Faculdade de Educação da UNED - Espanha.

Tem publicações em diversos periódicos científicos, como: Journal of Voice, Journal of Speech Language and Hearing Research (JSHLR), Logopedics Phoniatrics Vocology, Logopedia, Foniatría y Audiología, Musicae Scientiae, Journal of Research Studies in Music Education.

Recebeu diversos prêmios internacionais, com destaques para o Van Lawrence Award, atribuído pela The Voice Foundation e National Association of Teachers of Singing (NATS), nos Estados Unidos (2015) e Hamdan Award (2020), também pela The Voice Foundation.

Tem atuado como professora e palestrante convidada em cursos e conferências na Alemanha, Argentina, Brasil, Croácia, Espanha, Finlândia, Suécia, EUA e Reino Unido.

É editora associada do jornal Logopedics Phoniatrics Vocology e revisora do Journal of Voice.

Coordenadora da Especialização em Pedagogia e Tecnologia para a Voz e o Canto.

Foi coordenadora do curso Science of the Singing Voice ao lado de Johan Sundberg e Brian Gill.



Profª. Drª. Joana Mariz
Professora de Canto Erudito e Popular.

Especialista em Voz pela PUC/SP.

Doutora em Performance Vocal pela Unesp.

Coordenadora da pós-graduação em Pedagogia Vocal na Faculdade Santa Marcelina.

Pós-graduada pelo FIV - CEV, onde também dá aulas.

Realizou intensivo de fisiologia e acústica da voz cantada na Suécia, sob coordenação de Johan Sundberg.

Professora assistente, tradutora e co-produtora da edição brasileira do método Somatic Voicework™, de Jeanie LoVetri.

Certificada no Método Bertazzo de reeducação do movimento.

Integrante do Duo Prismas com Marcos Pantaleoni.

Fundadora do projeto Vozerio, dedicado à difusão, formação e reflexão sobre voz cantada e pedagogia vocal.



Mara Behlau

Regina Machado

Mara Behlau
Dra Mara Behlau é fonoaudióloga, mestre e doutora em distúrbios da comunicação humana pela UNIFESP-EPM, e possui Pós-Doutorado em “Audiology and Speech Sciences” pela University of California San Francisco. Além de atuação clínica, trabalha com competência comunicativa em empresas e também é coach com especialização em executivos.

É perita em identificação pela voz e membro da International Association for Identification, IAI, desde 1986, membro profissional da “The Voice Foundation” – TVF, faz parte do corpo diretivo da “Pacific Voice and Speech Foundation” – PVSF, da Califórnia, e é a presidente eleita da “International Association for Logopedics and Phoniatrics” – IALP.

É ainda orientadora credenciada em diversos cursos de pós-graduação e autora de 3 livros e mais de 200 publicações entre artigos, capítulos de livros e suplementos especiais, no Brasil e exterior, além de fazer parte do corpo editorial de inúmeras publicações científicas, de onde se ressalta o “Journal of Voice”.

Já ocupou vários cargos em associações científicas nacionais, onde se destaca a presidência da Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz – SBLV e a vice-presidência da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – SBFa, e já recebeu mais de 90 prêmios e honrarias, pelo trabalho desenvolvido no Brasil e pela promoção da área de laringe e voz brasileira no exterior.



Profª. Drª. Regina Machado
Cantora, compositora, violonista e professora de canto.

Possui 4 cds lançados (“Sobre a Paixão”, “Pulsar”, “Agora o céu vai ficando claro” e “Multiplicar-se única - canções de Tom Zé”).

Professora da graduação em Música Popular e da pós-graduação em Música da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Idealizadora do Canto do Brasil Atividade e Ensino Musical (São Paulo).

Escritora do livro "A voz na canção popular brasileira - um estudo sobre a vanguarda paulista" pelo Ateliê Editorial, e do artigo “Do cóccix ao fim do mundo – dois tempos de Elza Soares” para o livro As bambas do samba – mulher e poder na roda (EDUFBA).

Integrou o trio “Líricas Modernas”, juntamente com Badi Assad e Lucina, dentro do projeto Sonora Brasil realizado pelo Sesc Nacional, em espetáculo que percorreu mais de quarenta cidades pelo sul, sudeste e centro-oeste do Brasil.

Coordenou IV Encontro de Estudos do Canto e da Canção Popular da Unicamp, organizado pelo “Vox Mundi- grupo de estudos da voz cantada”.

Participou do FIMUCA – Festival Internacional de Música em Casa.



Flávia Caraíbas

Christian Herbst

Profª. e FGA. Flávia Caraíbas
Professora de canto, cantora e fonoaudióloga

Mestranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. (Pesquisa sobre voz e performance).

Bacharel em Fonoaudiologia pela Universidade do Estado da Bahia

Foi Diretora Cientifica e Presidente da Liga Acadêmica de Voz da Bahia, onde atualmente é membra colaboradora.

Aperfeiçoamento em Voz pela PG Cursos.

Pós -graduação em Fonoaudiologia e Expressividade pela Estácio.

Formação em Pedagogia e Ciência Vocal pelo Studio Mauro Fiuza.

Compõe a Diretoria e é Membra Fundadora da Associação Brasileira de Professores de Canto – PROCANTO.

Coordenadora e docente da Pós-graduação em Voz Cantada e da Pós-graduação em Voz Clínica e Profissional da Faculdade Novo Horizonte – FNH.

Fundadora e coordenadora do Instituto de Formação em Voz – IFV.



Prof. Dr. Cristian Herbst
Christian T. Herbst é um cientista de voz austríaco. Ele estudou pedagogia da voz na Universidade Mozarteum, Salzburg, Áustria, e trabalhou por vários anos como pedagogo da voz (Tölzer Knabenchor, entre outros).

Christian foi pesquisador visitante no Center for Computer Research in Music and Acoustics (CCRMA), Stanford University, e recebeu seu PhD em Biofísica pela University of Olomouc, República Tcheca.

Após uma posição como chefe do Laboratório de Bioacústica, Departamento de Biologia Cognitiva da Universidade de Viena, Christian trabalhou como pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Biofísica (grupo Jan Švec), Universidade Palacký Olomouc, República Tcheca.

O foco do trabalho científico de Christian está tanto na fisiologia da voz cantada quanto na física da produção da voz em mamíferos. Desde 2016 trabalha no projeto "Biomecânica Comparativa da Produção de Som de Mamíferos", financiado por uma bolsa APART da Academia Austríaca de Ciências. É membro do conselho editorial do Journal of Voice and of Logopedics, Phoniatrics and Vocology.



Mauro Fiuza

Gláucia Salomão

Prof. ME. Mauro Fiuza
Professor de canto e pesquisador em Voz

Doutorando em Educação pela UNED (Madrid/Espanha) onde também trabalha como assistente de pesquisa no Laboratório de Voz UNED VoiceLab.

Professor convidado do “Specialization Course in Pedagogy and Technology of Voice and Singing” na UNED/Madrid.

Licenciado em música e mestre em fonoaudiologia (PUC/SP).

Estudou Ciência da Voz Cantada na Suécia com o Dr. Johan Sundberg; vocalizações supraglóticas na Itália com a professora Eleonora Bruni.

Certificado nos 3 níveis do método americano Somatic Voicework™ da professora Jeanie LoVetri.

Pós-graduado pelo FIV (CEV – Centro de Estudos de Voz).

Professor convidado nos cursos de pós-graduação do CEV (CECEV e FIV), Faculdade Santa Marcelina (Pedagogia Vocal), Faculdade Novo Horizonte – FNH (Voz Cantada) e Alpha FACEC (Pedagogia Vocal).

Membro fundador da PROCANTO - Associação Brasileira de Professores de Canto.

Coordenada o site do Dia Mundial da Voz (www.world-voice-day.org) e escreve sobre ciência vocal e canto no site www.estudiodevoz.com desde 2012.

Coordenador Pedagógico do Instituto de Formação em Voz - IFV.



FGA. Drª. Gláucia Salomão
Pesquisadora-doutora na Universidade de Estocolmo e no Instituto Real de Tecnologia (KTH), Suécia, em colaboração com a Universidade de Geneva e outras universidades na Europa e no Brasil. Tem como um de seus principais foco de pesquisa as relações entre voz e emoção.

Fonoaudióloga Especialista em Voz, Mestre em Semiótica (USP) e Doutora em Linguística/Acústica vocal (PUC-SP). Realizou parte do seu doutorado no Departamento de Fala, Música e Audição do Instituto Real de Tecnologia (TMH-KTH) na Suécia sob a orientação do professor Johan Sundberg, com apoio financeiro da CAPES. Tem formação em Música pela UNESP e pela Universidade Livre de Música (atual EMESP-Tom Jobim), e é certificada na formação Somatic Voicework (nível 1).

Professora no curso de Fisiologia e Acústica da Voz Cantada (KTH) coordenado pelo professor Sundberg por vários anos. Organizou e coordenou, juntamente com o professor, o site internacional de celebração do Dia Mundial da Voz (world-voice-day.org), 2013-2017.

Professora convidada em cursos de especialização e pós-graduação no Brasil, e revisora científica de diversos periódicos científicos nacionais e internacionais.

Traduziu do sueco para o português o livro Röstlära: “Ciência da Voz”, publicado pela EDUSP.



Mateus Corusse

Thays Vaiano

Prof. Dr. Mateus Corusse
Cantor e professor de canto.

Doutor em Música pela Unicamp.

Mestre em Educação pela UFSCar.

Especialista em Pedagogia Vocal pela FASM e Pós-graduado em Formação Integral em Voz – Coach Vocal pelo CEV.

Formado em Canto MPB/Jazz pelo Conservatório de Tatuí.

Graduado em Licenciatura em Música pela UFSCar.

Graduando em Bacharelado em Música – Voz Popular pela Unicamp.

Certificado na formação Somatic Voicework (níveis I, II e III).



FGA. Drª Thays Vaiano
Fonoaudióloga, palestrante nacional e internacional, trabalha principalmente com habilitação e reabilitação de cantores, preparação vocal de elencos para teatro, TV e cinema.

Graduada em fonoaudiologia pela Santa Casa de São Paulo.

Mestre e Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP.

Curso de Especialização em Voz no CEV - Centro de Estudos da Voz.

Especialista em Voz pelo CFFa.

Especialização em Fisiologia do Exercício aplicada à Clínica pela UNIFESP.

Docente do Curso de Especialização em Voz do CEV - Centro de Estudos da Voz.

Vice Coordenadora do Departamento de Voz da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – SBFa.



Wagner Barbosa

Julianne Daud

Prof. Wagner Barbosa
Preparador vocal e professor de canto há mais de 15 anos com certificações e experiência nacional e internacional.

Professor Certificado Método IVA - Nível MENTOR.

Foi professor certificado do método Speech Level Singing até 2014 – Nível 2.

Representante do método SLS na América Latina - 2014.

Pós Graduando Especialista em Voz e Coaching pelo CEV (Centro de Estudos da Voz).

Formado em violão popular – ULM (EMESP).

Pós Graduado Especialista em Música Brasileira – FAP - PR.

Indicado ao Grammy Latino em 2020 pelo disco Obatalá.

Co-produtor da Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas Rio 2016.

5 vezes professor do European Vocal Camp, maior encontro de cantores da Europa.

Tem trabalhado com Produtores como Alê Siqueira (3 Grammy, 2 billboard entre outros prêmios) e Kassin (4 Grammy entre muitos outros prêmios).

Fez shows e ministrou workshops na Áustria, Suiça, França, Bélgica, Estônia, Finlândia, Polônia e Argentina.



Profª Julianne Daud
Atriz, cantora , produtora e professora de canto.

Idealizadora e produtora de espetáculos de teatro e óperas.

Pós-graduada em Interpretação para Teatro Musical pela Escola Superior de Artes Célia Helena.

Capacitada e certificada nos métodos Somatic Voicework™ (Jeanie LoVetri - Baldwin University) Level I , II e III e em Belting Contemporâneo (Studio Marconi Araújo).

Cursando Pedagogia e Ciência Vocal com o Professor Mauro Fiúza.

Tem participado de vários renomados cursos, seminários e workshops de especialização em voz, fonoaudiologia e performance no CEV - Centro de Estudos de Voz e no Full Voice.

No palco, atuou ao lado de Marília Pera (espetáculo Master Class), Miguel Falabella e Cristiane Torloni, dentre outras estrelas do teatro musical.



Felipe Abreu

Connan Alves

Prof. Felipe Abreu
Professor de canto popular desde 1988.

Co-fundador da Associação Brasileira de Canto e do GEV-RJ (Grupo de Estudos da Voz do RJ).

Foi editor do Boletim da Associação Brasileira de Canto (1999-2005) e co-editor da Revista da Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz “Vox Brasilis” (1995-1997).

Foi co-prefaciador da edição brasileira do consagrado livro “Ciência da Voz – Fatos sobre a Voz na Fala e no Canto”, do Prof Johan Sundbegr (EDUSP, 2015).

Atuou como preparador vocal de artistas de diversos estilos, gêneros musicais e gerações, como Frejat, Roberta Sá, Simone, Adriana Calcanhotto, Fernanda Abreu, Zeca Pagodinho, Sandy & Junior, Chitãozinho & Xororó, Leo Jaime, Joyce Moreno, Paula Morelenbaum, Tico Santa Cruz, Diogo Nogueira, Claudia Leitte, Toni Garrido, Fabiana Cozza, Moyseis Marques, Pedro Luís, D’Black, Vanessa da Matta, Gabriel Pensador, Preta Gil, Duda Brack, entre muitos outros.

Fez a direção/preparação vocal em mais de 100 CDs e DVDs, no Brasil e no exterior.• Professor de canto das duas primeiras temporadas do “Fama”, primeiro reality show de canto da TV brasileira.



Prof. Connan Alves
Professor de canto, cantor, arranjador, compositor e regente.

Formado em Licenciatura em Música pela UCAM.

Graduando em Fonoaudiologia pela UFF.

Certificado nos 3 Níveis do Método Somatic VoiceWork™.

Workshop Sing your Soul com a Dra. Trineice Robinson (EUA).

Ver a Voz (Rio de Janeiro e Niterói) – Mauro Fiúza.

Curso de Pedagogia Vocal – Joana Mariz.

Coordena e Ministra os Cursos Online “Blues & Gospel: Origens das Técnicas Vocais AfroAmericanas” (5 Edições) e o “Blue Note, Melismas e Microtonalidades: Teoria e Prática Vocal” (2 Edições).

É professor convidado na pós-graduação em Pedagogia Vocal da FASM e em Voz Cantada da FNH. Pesquisador das Origens das Técnicas e Pedagogias Vocais Afro-Americanas.



Marcella Martinez

Luisa Francesconi

Profª. ME. Marcella Martinez
Cantora e professora de canto popular.

Mestra em Fonoaudiologia pela PUC-SP.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Música - FIAM-FAAM - Centro Universitário (2003) com aperfeiçoamento em Formação Integrada em Voz no CEV (Centro de Estudos da Voz).

Especialista em Psicomotricidade, Educação e Aprendizagem pela UNOESTE.

Certificada em Somatic Voicework™ níveis I, II e III com Jeanie LoVetri.

Realizou em 2007 a preparação vocal do grupo Teatro do Pé para a construção do espetáculo "Argumas de Patativa" que recebeu 36 prêmios em festivais entre eles o de melhor espetáculo (é isso?).

É professora da Pós-graduação em Pedagogia Vocal da FASM.



Profª ME. Luisa Francesconi
Com quase 30 anos de carreira, é uma das mais importantes mezzosopranos brasileiras de sua geração, tendo cantado em diversos palcos nacionais e internacionais. Tem em seu repertório mais de 50 personagens de ópera interpretados.

Mestra em Música pela UNESP.

Tem especialização em Ciências da Voz pela Universidade de Coimbra, (coordenação da Dra Filipa Lã) e é Coach Vocal (FIV - C Formação Integrada em Voz) pelo CEV (Centro de Estudos da Voz, coordenado pela Dra Mara Behlau).

Professora de canto há mais de 10 anos.

Coordenadora da Comissão de Trabalho ligada ao ensino do canto lírico dentro do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto.

Fundadora e uma das atuais diretoras da PROCANTO - Associação Brasileira de Professores de Canto.



Lyba Serra

Mônica Thiele

Prof. Lyba Serra
Lyba Serra é cantor e professor de canto popular. Ele iniciou sua carreira como professor no Conservatório Souza Lima, em 1984.

Entre 1990 e 1992 estudou técnicas vocais, em Londres, com a cantora norte-americana Ellen Demos. Retornou ao Brasil em 92, trazendo na bagagem um alto conhecimento de técnicas vocais inovadoras e acrescentou a elas a sua forma particular de entender o cantar e o mecanismo da voz.

Em 1994 lançou a primeira vídeo-aula didático musical de técnicas vocais da América Latina, em 2002 lançou a Revista Prática de Canto e em 2006 criou a Escola Ideias Vocais, em São Paulo, onde atua como professor.



Profª Mônica Thiele
Cantora e mentora de canto integrativo.

Atua em trabalhos individuais e coletivos de canto desde o início da década de 1990, acompanhando e facilitando processos de desenvolvimento pessoal e conexão das pessoas com a própria expressividade.

Idealizadora e coordenadora, juntamente com Joana Mariz e Mônica Marsola, do coletivo Vocal SP.

Foi arranjadora, cantora e fez direção musical do Vésper Vocal.

Integrou o Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de SP de 1995 a 2004, onde assumiu por alguns anos a monitoria do grupo.

Integra duo com o guitarrista Diego Beirão cuja tônica é a pesquisa de sonoridade guitarra-voz em músicas do cancioneiro brasileiro.

Foi responsável pela elaboração do livro póstumo “Vozes do Magro”, de Magro Waghabi, com discografia comentada dos 15 primeiros LPs do MPB4 e transcrição de arranjos vocais do grupo e coorganizadora do livro “Samuel Kerr: arranjos corais”, recém lançado.



Renata Gélamo

Suely Mesquita

Suely Mesquita

Profª. e FGA. Drª Renata Gélamo
Arte-educadora, fonoaudióloga e produtora cultural.

Mestre em Estudos Linguísticos e doutora em Artes pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Professora dos cursos de pós-graduação “Canção Popular: criação, produção musical e performance” e “Pedagogia vocal: expressão e técnica” na Faculdade Santa Marcelina - FASM;

Professora do curso de pós-graduação “Narração artística: caminhos para contar histórias em contexto urbano” na FACON/A Casa Tombada.

Pesquisa e orienta trabalhos nas áreas de voz, escuta, canção popular, pedagogia vocal e narrativas.

Faz parte do Vocal SP, grupo formado por profissionais que promove discussões interdisciplinares sobre a voz.

Fundadora do Ateliê de Voz.



Suely Mesquita
Profª Suely Mesquita
Compositora, cantora e professora de canto desde 1985.

Certificada em Somatic Voicework, método criado pela professora Jeanie Lovetri, de quem se tornou tradutora e professora assistente, no Brasil e no seu curso internacional de formação, online.

Co-fundadora do GEV - Grupo de Estudos da Voz do Rio de Janeiro, coordenadora do grupo de estudos Voz me Livre (2018) e co-fundadora e membro do quadro diretor da PROCANTO - Associação Brasileira de Professores de Canto.

Participou de vários seminários e congressos online organizados pela UFMG, pela PROCANTO, pela Faculdade Novo Horizonte dentre outros.

A convite da NATS, escreveu um capítulo sobre música brasileira no livro So You Want To Sing World Music (2019).

Coordena laboratórios criativos em canto popular como "Descontrole Não É Caos".

Faz direção artística de cantores e direção geral de espetáculos.

Tem 3 álbuns solo e o álbum Dio&Baco, em parceria com Eugenio Dale.



Luciano Simões

Juliana Franco

Prof. Dr. Luciano Simões
Professor de Canto da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA) desde 2014.

Doutor em Canto, mestre em Regência Coral e mestre em Musicologia pela Michigan State University (MSU).

Concluiu dois pós-doutorados: sobre o Fado na Universidade de Coimbra e sobre o belting na UNESP.

Foi Professor de Canto da UNICAMP de 2007 a 2012 e Instrutor de Canto da Michigan State University (MSU) e do Alma College.

Apresentou trabalhos nos maiores congressos de Voz do mundo, como o ICVT, o PEVoC e o PAVA.

É o tradutor da obra maestra de Richard Miller, "A Estrutura do Canto”.



Profª. Drª Juliana Franco
Conhecida por sua versatilidade vocal transitando por diferentes estilos musicais desde o repertório barroco, ópera a musicais e estúdios de dublagem.

Doutora em Pedagogia da Voz e mestra em Opera Performance pela University of Maryland, nos Estados Unidos.

Atuou como solista em palcos no Brasil, Estados Unidos e Europa, tanto em papéis operísticos quanto em repertório sinfônico.

Dubladora da personagem Anastasia na versão brasileira do filme além de outros personagens para TV e cinema.

Colabora com a Orquestra Petrobrás Sinfônica no projeto "Série em família", dedicado ao público infantil, projeto com o qual ganhou "o melhor cd do ano de 2017 na categoria musical infantil do Prêmio da Música Brasileira”.

Há anos dedica sua pesquisa na pronúncia cantada do português do Brasil. Sua dissertação "Singing in Brazilian Portuguese: An Introductory Guide to IPA, Diction, and Repertoire" é um manual em como cantar em português do Brasil, especialmente para estrangeiros.

Apresenta-se em recitais e palestras pelo mundo divulgando a música e a cultura brasileira.

Em outubro será uma das convidadas da Fall Voice Conference, em Miami USA, onde apresentará seu projeto "Bachianas Brasileiras n.5: Singing in Brazilian Portuguese and the Main Pitfalls for the Non-native Speaker".



Flávia Badaró

Tiago Lima

FGA. e FTPA. Flávia Badaró
Flávia Badaró é fonoaudióloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP e especialista em Voz e em Linguagem.

É também fisioterapeuta graduada pela Universidade de Taubaté - UNITAU e mestre em Pneumologia pelo Hospital Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa.

Idealizadora do Programa de Condicionamento Vocal ATLETAS DA VOZ, professora do Centro de Estudos da Voz - CEV, pesquisadora e palestrante.

Sua atuação clínica é em reabilitação e treinamento de voz e comunicação, condicionamento respiratório e na área de motricidade orofacial. Em produções de teatro e cinema atua também com controle corporal e reeducação do movimento.

Possui certificação internacional Kinesio Tapping, certificação em reeducação do movimento - método Ivaldo Bertazo e formação em Coaching pela Crecimentum University.



FG. ME. Tiago Lima
Tiago Lima Bicalho Cruz é cantor profissional há mais de 25 anos. Formando em Fonoaudiologia, fez a sua especialização em Voz no CEFAC.

Foi professor do curso de graduação em fonoaudiologia da FEAD/MG de 2006 a 2012. Ministrou aulas para o curso de especialização em Voz da PUC Minas. É mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com ênfase em Música e Tecnologia.

Atualmente cursa o Doutorado em Música pela mesma instituição com ênfase em Sonologia. Atualmente é bolsista da CAPES. É visiting scholar na Syracuse University tendo desenvolvido diversos projetos junto a instituição, como a elaboração de um laboratório de voz, deu orientação aos alunos de mestrado, tendo também aplicado para um Grant (financiamento) interno da Universidade para o desenvolvimento de um estudo longitudinal de 4 anos com cantores.



Vera Medina

Luciano Neves

Profª Vera Medina
Cantora, compositora, violonista, vocal coach vocal brasileira e produtora musical com formação em Advanced Professional General Music Studies pela Berklee College of Music, master certified em Logic Pro X pela Apple e formação em teatro pelo Teatro Escola Célia Helena. É professora capacitada na técnica de Belting Contemporâneo do Maestro Marconi Araújo.

Possui cerca de 50 obras gravadas em coletâneas. Em 2006 lançou seu primeiro álbum autoral “Resolution” na categoria Lounge Music, que foi indicado para os prêmios Toddy e Grammy Latino em 2007.

A partir de então, vem compondo lounge, eletrônica e trilhas sonoras nos últimos 20 anos em seu próprio estúdio - Neomundo.

É colunista da revista Backstage desde 2006, trazendo para suas matérias o olhar de produção, gravação, mixagem e masterização e técnicas utilizadas em seu estúdio de produção e, atualmente, artista residente do Loungemasters.org.



Luciano Neves
Otorrinolaringologista com foco nas áreas de Laringologia e desenvolvimento da Comunicação Humana.

Graduação em Medicina pela UNIFESP (1998);

Residência em ORL pela UNIFESP (2002);

Mestrado em ORL pea UNIFESP (2004); Doutorado em Ciências pela UNIFESP (2010);

Professor Afiliado do Departamento de ORLCCP da UNIFESP (2013 – 2016);

Presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz - ABLV (2015 – 2017);

Atual Editor de Laringologia da BJORL (Brazilian Journal of Otorhinolaryngology).



Pedro Amarante

Marcello Pessoa

Pedro Amarante
Pedro Amarante Andrade, Ph.D. é fonoaudiólogo pesquisador da voz na Academy of Performing Arts em Praga.

Ele estudou fonoaudiologia no Instituto Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte, Brasil, e trabalhou por diversos anos como fonoaudiólogo e audiologista no Brasil, Reino Unido e Czechia.

Completou seu M.Sc. em Patologia Vocal pela University College London pesquisando a fisiologia vocal durante o primeiro passaggio. Posteriormente, Pedro recebeu seu PhD em Biofísica pela University of Olomouc, Czechia e foi responsável pelo desenvolvimento do laboratório de voz na Plymouth Marjon Universit, UK, onde trabalhou como professor e pesquisador.

Atualmente seu foco está direcionado ao estudo do tratamento de patologias vocais através do uso de exercícios de trato vocal semi-ocluído e estimulação neuromuscular.



Marcello Pessoa
Formado em Ciência da Computação pela UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí;

Atua a 13 anos com desenvolvimento de software. Atualmente é CEO da iorCLASS plataforma de Gestão para professores.

Já participou na produção de mais de 200 softwares para diferentes áreas, tendo trabalhado também como CTO, coordenador de equipes de desenvolvimento e prestando consultoria para startups para a definição de escopo (MVP) e RoadMap de solução.



Carol Hends

Carol Hends
Carol Hends é cantora, professora de Canto e Técnica Vocal para o Canto Popular e também empreendedora sendo a idealizadora da Plataforma iorCLASS, plataforma para gestão e organização de professores autônomos.

Na música iniciou sua carreira como cantora ainda na infância e, durante essa trajetória gravou 4 CD's e um EP regravando canções clássicas da MPB e músicas autorais e levando sua música para shows em festas e eventos por todo Brasil. Ao longo de sua caminhada, participou de vários concursos musicais na TV brasileira como: programa Raul Gil, Programa Sabadaço, Garagem do Faustão, e o mais recente o reality musical The Voice Brasil 5ª edição em 2016.

Formou-se Bacharela em Música com ênfase em Canto em 2018 e desde então atua profissionalmente como Voice Coach lecionando Aulas de Canto On-line para cantores em todo o Brasil e no mundo.



CONVIDADOS

7th INTERNATIONAL PHYSIOLOGY & ACOUSTICS OF SINGING CONFERENCE - PAS

Kari Ragan

Ingo Titze

Allan Vurma

Johan Sundberg

Jan G. Svec

Kari Ragan
A Dra. Ragan obteve seu título de Doutora em Artes Musicais (2005) em performance vocal pela Universidade de Washington, e um Mestrado em Música (1991) e Bacharelado em Música (1987) em performance vocal pela prestigiada Escola de Música da Universidade de Indiana.

Dr. Ragan recebeu o Prêmio de Pedagogia da Fundação NATS em 2009; Certificado de Destaque Profissional da Voz da New York Singing Teachers Association (NYSTA) em 2010; e o Certificado de Especialista em Voz de Canto Wicklund em 2011.

Dr. Ragan frequentemente apresenta workshops e palestras em conjunto com muitas organizações de voz conceituadas, incluindo a Associação Nacional de Professores de Canto (NATS), Associação Pan-Americana de Vocologia (PAVA), o Congresso Internacional de Professores de Voz (ICVT) e o Simpósio Vennard.

Como membro fundadora e organizadora da Northwest Voice: Art and Science of the Performing Voice Conference, ela é uma apresentadora frequente nesta conferência multidisciplinar realizada anualmente em Seattle, WA.

Ela é membro fundadora da Associação Pan-Americana de Vocologia (PAVA), membro fundadora do Capítulo Noroeste da Fundação Voz, membro do Conselho da Fundação NATS e presidente do Comitê de Avanço do NATS.



Ingo Titze
Dr. Ingo Titze, formado como físico (Ph.D.) e engenheiro (M.S.E.E.), aplicou seu conhecimento científico ao seu amor de longa data pela voz clínica e pela voz cantada.

Seus interesses de pesquisa incluem biomecânica de tecidos humanos, fonética acústica, ciência da fala, distúrbios da voz, voz profissional, acústica musical e simulação de voz por computador.

Ele é o pai da vocologia, especialidade em fonoaudiologia. Ele definiu a palavra como “a ciência e a prática da habilitação vocal”.

Ele é diretor executivo do Centro Nacional de Voz e Fala e Professor Adjunto do Departamento de Otorrinolaringologia/Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade de Utah em Salt Lake City. Ele também ensina no Summer Vocology Institute, também sediado na Universidade de Utah.

Ele é um renomado professor do Departamento de Ciências da Comunicação e Distúrbios da Universidade de Iowa e escreveu vários livros relacionados à voz humana.



Allan Vurma
Allan Vurma é PhD em musicologia e trabalha como professor na Academia de Música e Teatro da Estônia. É autor de diversos artigos científicos e ministra os cursos de metodologia e história vocal, acústica e psicologia auditiva.

Ele também é formado como cantor de ópera e possui mestrado em engenharia de rádio.

Por várias décadas, ele cantou como solista no Coro Profissional Da Camara Filarmonica da Estonia. Allan Vurma ganhou prêmios em alguns concursos nacionais e internacionais de canto, interpretou alguns papéis de ópera e executou recitais solo.

Ele é o coordenador nacional do Dia Mundial da Voz na Estônia e membro do conselho editorial da revista Musicae Scientiae.



Johan Sundberg
Johan Sundberg (Ph.D. em musicologia pela Uppsala University em 1966, doutor honoris causae em 1996 pela University of York, UK) tem uma cadeira pessoal (Emeritus) em Music Acoustics no departamento de Speech Music and Hearing (KTH), Royal Institute of Technology, em Estocolmo.

Desde cedo se interessou pelos aspectos acústicos da música, começando com um trabalho de tese de doutorado sobre tubos de órgão. Após a dissertação, a voz cantada e a performance musical têm sido os seus principais temas de pesquisa.

Como Presidente do Comitê de Acústica Musical da Royal Swedish Academy of Music, Sundberg foi o editor de oito volumes em uma série de seminários públicos sobre temas acústicos musicais organizados em Estocolmo desde 1975.

Sundberg também tem uma vasta experiência como instrumentista. Por 24 anos ele foi membro do Stockholm Bach Choir, 9 anos como seu presidente. Ele estudou canto para Dagmar Gustafson e fez sua estréia pública com um recital de Lieder em seu aniversário de 50 anos.

Ele é membro da Royal Swedish Academy of Music, da Swedish Acoustical Society (presidente 1976-81) e membro da Acoustical Society of America.



Jan G. Svec
Jan G. Svec, Ph.D. é um físico tcheco que realiza pesquisa básica sobre a produção da voz humana. Ele possui mestrado em mecânica fina e óptica e doutorado em biofísica, bem como em ciências médicas.

Ele trabalhou como pesquisador no Centro de Distúrbios da Comunicação, Medical Healthcom, Ltd. em Praga, República Tcheca, no Centro Nacional de Voz e Fala em Denver, CO, EUA e na Universidade de Groningen, na Holanda. Atualmente, ele está na Palacky University Olomouc, na República Tcheca, e também atua como pesquisador associado no Voice and Hearing Centre Prague, na República Tcheca.

Ele projetou a videoquimografia, um método de visualização em alta velocidade das vibrações das pregas vocais, que está sendo usado para diagnóstico avançado de distúrbios da voz.

Seus interesses de pesquisa incluem acústica, biomecânica, metodologia de medição de voz e voz cantada.

Ele colabora com várias equipes de pesquisa em todo o mundo e dá palestras em todo o mundo. De 2004 a 2011 atuou como presidente do Comitê de Voz da Associação Internacional de Logopedia e Foniatria (IALP).



Ian Howell

Nathalie Henrich

Helena Daffern

Louisa Traser

Sten Ternstrom

Ian Howell
O Dr. Ian Howell é membro do corpo docente de voz do Conservatório de Música da Nova Inglaterra, onde dirige o programa de pós-graduação em pedagogia da voz, ensina voz de estúdio e orienta alunos em repertório vocal barroco.

O trabalho acadêmico do Dr. Howell explora a psicoacústica especial da voz cantada, com foco em aplicações práticas para cantores e professores de canto. Os sentidos humanos interpretam a realidade de acordo com um conjunto confiável de regras. Esses mesmos sentidos também percebem mais detalhes à medida que internalizamos rótulos e modelos conceituais mais precisos. O trabalho do Dr. Howell produz novos modelos auditivos/visuais que melhor caracterizam as qualidades perceptivas de vogais cantadas e registro de voz. Ele descompacta e identifica os componentes perceptualmente coerentes de uma vogal, mostrando como rótulos objetivos e absolutos se aplicam à escala relativa de brilho tonal.

Ian Howell lecionou em Yale, Swarthmore e Rutgers Camden e foi estagiário de ensino da NATS em 2013. Ele foi o editor fundador do TheCounterTenorVoice.com, um jornal on-line que cobre questões de carreira e técnica para cantores, e foi publicado no Journal of Voice, no Journal of Singing, no Classical Singer e no VOICEPrints.

Ele possui um Mestrado em Música em Voz pela Universidade de Yale e um Doutorado em Artes Musicais pelo Conservatório da Nova Inglaterra.



Nathalie Henrich
Diretora de Pesquisa do CNRS, maestrina e cantora, Nathalie Henrich Bernardoni é uma cientista apaixonada pela voz humana em todas as suas formas de expressão.

A sua pesquisa é focada na descrição clínica experimental e fonética da fala e do canto, na caracterização fisiológica e física de várias técnicas vocais (canto lírico, música contemporânea, musicas internacionais), na gestão do esforço vocal na fala e no canto, bem como no desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas experimentais não invasivas para análise da voz humana.

Regularmente convidada a dar conferências a nível nacional e internacional, gosta de apresentar este instrumento fascinante.

Coordena o Dia Mundial da Voz (16 de abril) em nível nacional, lidera reuniões mensais (Oficinas de Ciência e Voz) e um caderno de pesquisa científica sobre a voz.

Em 2013, ela recebeu a Medalha de Bronze do CNRS por sua pesquisa sobre a voz humana.



Helena Daffern
Helena Daffern é bacharel e mestre em música e doutora em tecnologia musical pela Universidade de York.

Ela passou a treinar como cantora clássica no Trinity Laban College of Music, em Londres, e desenvolveu sua própria prática de ensino enquanto desfrutava de uma carreira como solista de oratório freelance, cantora de ópera e corista.

Helena é atualmente Professora Associada da Universidade de York, onde sua pesquisa reúne as disciplinas de performance, ciência e tecnologia, com foco na acústica da voz cantada.

Ela está particularmente interessada em conjuntos vocais e na utilização de tecnologia de realidade virtual para aprofundar nossa compreensão dos processos e benefícios do canto em grupo.



Louisa Traser
A Prof. Dra. Louisa Traser atua como médica sênior no Instituto de Medicina dos Músicos de Freiburg desde fevereiro de 2019. Além do trabalho clínico-foniátrico com foco no atendimento de usuários profissionais da voz, seu campo de atuação também inclui o campo de fonocirurgia e trabalhos de pesquisa na área de pesquisa básica em fisiologia da voz.

Nascida em Berlim, ela completou seu curso eletivo durante seu ano prático em foniatria/pedaudiologia na Charité, Universitätsmedizin Berlin sob orientação do Prof. Dr. M. Gross e do Prof. Dr. T. Nawka.

Em 2011 recebeu seu treinamento em Otorrinolaringologia no Hospital Universitário Freiburg sob orientação do Prof. Dr. dr. hc. R. Laszig e obteve em 2016 o título de especialista em otorrinolaringologia.

De 2017 a 2019, trabalhou como vice-médica sênior em foniatria/pedaudiologia no Inselspital em Berna, Suíça, sob a orientação do Prof. Dr. E. Seifert e do Prof. Dr. M. Kompis ativo.

Desde 2011 faz parte do grupo de trabalho do Instituto de Medicina do Músico de Freiburg liderado pelo Prof. Dr. B. Richter, Prof. Dr. C. Spahn e Prof. Dr. M. Echternach. Aqui ela trabalhou em vários projetos sobre o tema da voz do professor e acústica do trato vocal.

Seu foco de pesquisa por vários anos tem sido no campo da pesquisa em respiração fonatória. Com um projeto piloto nesta área, ela recebeu o Prêmio UEP Xion em 2018.

Louisa Traser é uma cantora de formação e canta nos coros extras da Deutsche e Komische Oper Berlin e da Staatsoper Unter den Linden por muitos anos. Atualmente canta no conjunto semiprofissional Camerata Vocale Freiburg e como solista no duo "Musical Therapy".



Sten Ternström
Sten Ternström atualmente trabalha na Divisão de Fala, Música e Audição (TMH) da Escola de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, KTH Royal Institute of Technology, em Estocolmo.

Sten faz pesquisas sobre a voz humana, na intersecção da acústica, biomecânica, eletrônica e música.

Os interesses de pesquisa de Sten Ternström centram-se em aspectos técnicos da acústica da voz, especialmente o canto. Isso inclui pesquisar medidas de voz, geralmente para fins clínicos, e implementá-las de forma prática.

Sten Ternström também gosta de se manter atualizado com acústica e processamento de som para música e áudio, e ministra vários cursos sobre esses tópicos. Sua tese de doutorado foi sobre a acústica do canto coral, e este tem sido um tema esporadicamente recorrente, especialmente em suas atividades de extensão.

Sten Ternström recebeu seu título de Mestre Da Ciência em 1982, PhD em 1989 e tornou-se professor em 2003, todos na KTH. Ele coordenou ou colaborou em cerca de vinte projetos de pesquisa, incluindo a coordenação do local e de dois projetos Europeus “FET-Open” (Tecnologias Futuras e emergentes) sobre voz.

Ele é membro da Acoustical Society of America e atua em vários conselhos editoriais, frequentemente revisando periódicos e conferências em fala, voz e áudio.



Mauro Fiuza

Anne-Maria Laukkanen

Filipa Lã

Matthias Echternach

Mauro Fiuza
Professor de canto e pesquisador em Voz

Doutorando em Educação pela UNED (Madrid/Espanha) onde também trabalha como assistente de pesquisa no Laboratório de Voz UNED VoiceLab.

É professor convidado do “Specialization Course in Pedagogy and Technology of Voice and Singing” na UNED/Madrid.

É licenciado em música e mestre em fonoaudiologia (PUC/SP).

Estudou Ciência da Voz Cantada na Suécia com o Dr. Johan Sundberg; vocalizações supraglóticas na Itália com a professora Eleonora Bruni.

Certificado nos 3 níveis do método americano Somatic Voicework™ da professora Jeanie LoVetri.

Pós-graduado pelo FIV (CEV – Centro de Estudos de Voz).

Professor convidado nos cursos de pós-graduação do CEV (CECEV e FIV), Faculdade Santa Marcelina (Pedagogia Vocal), Faculdade Novo Horizonte – FNH (Voz Cantada) e Alpha FACEC (Pedagogia Vocal).

Membro fundador da Associação Brasileira de Professores de Canto – PROCANTO.

Coordenador do site do Dia Mundial da Voz (www.world-voice-day.org) e escreve sobre ciência vocal e canto no site www.estudiodevoz.com desde 2012.

Coordenador Pedagógico do Instituto de Formação em Voz - IFV.



Anne-Maria Laukkanen
Anne-Maria Laukkanen, PhD, é cientista e treinadora de voz. Ela é professora de Técnica de Fala e Vocologia na Universidade de Tampere, Finlândia, e Docente de Vocologia na Universidade de Oulu, Finlândia.

Sua formação educacional é em Fonética, Comunicação da Fala, Pesquisa da Voz (puheoppi), estudos/hobbies de teatro e canto clássico a guiaram para e ao longo do caminho do treinamento e pesquisa da voz.

Seus principais interesses de pesquisa incluem a qualidade da voz na fala e no canto, os efeitos e bases dos exercícios vocais, os efeitos e mecanismos de carga vocal e a aplicabilidade de vários métodos de pesquisa na pesquisa vocológica.

Desde a década de 1990, Laukkanen realizou pesquisas multidisciplinares sobre os efeitos das semi-oclusões, como a fonação em tubos, enquanto trabalhava em vários grupos de pesquisa internacionais e dava palestras.



Filipa Lã
Pesquisadora sênior e professora do Departamento de Didática, Organização Escolar e Didática Especial da Faculdade de Educação da Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED), Madri, Espanha.

Cientista da voz, cantora e professora de canto, é licenciada em Educação (Biologia) pela Universidade de Coimbra, em Portugal, e mestre e doutora em Música (canto), ambos concedidos pela Universidade de Sheffiled, Reino Unido.

Seus interesses de pesquisa abrangem uma perspectiva interdisciplinar para as Ciências Sociais e para as Artes e Humanidades. Os tópicos de pesquisa incluem estudos de gênero relacionados à voz e educação em saúde, com foco em usuários profissionais da voz e profissões do espectáculo, nomeadamente atores e músicos.



Matthias Echternach
Matthias Echternach é especialista em distubios na fala, voz e audição em crianças (anteriormente foniatria e audiologia pediátrica) na LMU Klinikum e representa o campo especializado de foniatria e audiologia pediátrica na Universidade Ludwig-Maximilians em Munique.

Fez estudos de Medicina em Freiburg, Viena e Heidelberg. Após habilitação em 2013, foi nomeado professor adjunto da Universidade de Freiburg.

Além de estudar medicina, recebeu treinamento vocal e trabalhou em vários conjuntos, como o Kammerchor Stuttgart e a Camerata vocale Freiburg.

Sua pesquisa se concentra em registros vocais, medo do palco em cantores e danos de intubação na laringe.

Recebeu o Prêmio de Ciência de 2009 da Sociedade Alemã de Fisiologia da Música e Medicina do Músico e prêmios adicionais em 2010 e 2014.



CONVIDADOS

7th INTERNATIONAL PHYSIOLOGY & ACOUSTICS OF SINGING CONFERENCE - PAS

Kari Ragan

Ingo Titze

Kari Ragan
A Dra. Ragan obteve seu título de Doutora em Artes Musicais (2005) em performance vocal pela Universidade de Washington, e um Mestrado em Música (1991) e Bacharelado em Música (1987) em performance vocal pela prestigiada Escola de Música da Universidade de Indiana.

Dr. Ragan recebeu o Prêmio de Pedagogia da Fundação NATS em 2009; Certificado de Destaque Profissional da Voz da New York Singing Teachers Association (NYSTA) em 2010; e o Certificado de Especialista em Voz de Canto Wicklund em 2011.

Dr. Ragan frequentemente apresenta workshops e palestras em conjunto com muitas organizações de voz conceituadas, incluindo a Associação Nacional de Professores de Canto (NATS), Associação Pan-Americana de Vocologia (PAVA), o Congresso Internacional de Professores de Voz (ICVT) e o Simpósio Vennard.

Como membro fundadora e organizadora da Northwest Voice: Art and Science of the Performing Voice Conference, ela é uma apresentadora frequente nesta conferência multidisciplinar realizada anualmente em Seattle, WA.

Ela é membro fundadora da Associação Pan-Americana de Vocologia (PAVA), membro fundadora do Capítulo Noroeste da Fundação Voz, membro do Conselho da Fundação NATS e presidente do Comitê de Avanço do NATS.



Ingo Titze
Dr. Ingo Titze, formado como físico (Ph.D.) e engenheiro (M.S.E.E.), aplicou seu conhecimento científico ao seu amor de longa data pela voz clínica e pela voz cantada.

Seus interesses de pesquisa incluem biomecânica de tecidos humanos, fonética acústica, ciência da fala, distúrbios da voz, voz profissional, acústica musical e simulação de voz por computador.

Ele é o pai da vocologia, especialidade em fonoaudiologia. Ele definiu a palavra como “a ciência e a prática da habilitação vocal”.

Ele é diretor executivo do Centro Nacional de Voz e Fala e Professor Adjunto do Departamento de Otorrinolaringologia/Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade de Utah em Salt Lake City. Ele também ensina no Summer Vocology Institute, também sediado na Universidade de Utah.

Ele é um renomado professor do Departamento de Ciências da Comunicação e Distúrbios da Universidade de Iowa e escreveu vários livros relacionados à voz humana.



Allan Vurma

Johan Sundberg

Allan Vurma
Allan Vurma é PhD em musicologia e trabalha como professor na Academia de Música e Teatro da Estônia. É autor de diversos artigos científicos e ministra os cursos de metodologia e história vocal, acústica e psicologia auditiva.

Ele também é formado como cantor de ópera e possui mestrado em engenharia de rádio.

Por várias décadas, ele cantou como solista no Coro Profissional Da Camara Filarmonica da Estonia. Allan Vurma ganhou prêmios em alguns concursos nacionais e internacionais de canto, interpretou alguns papéis de ópera e executou recitais solo.

Ele é o coordenador nacional do Dia Mundial da Voz na Estônia e membro do conselho editorial da revista Musicae Scientiae.



Johan Sundberg
Johan Sundberg (Ph.D. em musicologia pela Uppsala University em 1966, doutor honoris causae em 1996 pela University of York, UK) tem uma cadeira pessoal (Emeritus) em Music Acoustics no departamento de Speech Music and Hearing (KTH), Royal Institute of Technology, em Estocolmo.

Desde cedo se interessou pelos aspectos acústicos da música, começando com um trabalho de tese de doutorado sobre tubos de órgão. Após a dissertação, a voz cantada e a performance musical têm sido os seus principais temas de pesquisa.

Como Presidente do Comitê de Acústica Musical da Royal Swedish Academy of Music, Sundberg foi o editor de oito volumes em uma série de seminários públicos sobre temas acústicos musicais organizados em Estocolmo desde 1975.

Sundberg também tem uma vasta experiência como instrumentista. Por 24 anos ele foi membro do Stockholm Bach Choir, 9 anos como seu presidente. Ele estudou canto para Dagmar Gustafson e fez sua estréia pública com um recital de Lieder em seu aniversário de 50 anos.

Ele é membro da Royal Swedish Academy of Music, da Swedish Acoustical Society (presidente 1976-81) e membro da Acoustical Society of America.



Jan G. Svec

Ian Howell

Jan G. Svec
Jan G. Svec, Ph.D. é um físico tcheco que realiza pesquisa básica sobre a produção da voz humana. Ele possui mestrado em mecânica fina e óptica e doutorado em biofísica, bem como em ciências médicas.

Ele trabalhou como pesquisador no Centro de Distúrbios da Comunicação, Medical Healthcom, Ltd. em Praga, República Tcheca, no Centro Nacional de Voz e Fala em Denver, CO, EUA e na Universidade de Groningen, na Holanda. Atualmente, ele está na Palacky University Olomouc, na República Tcheca, e também atua como pesquisador associado no Voice and Hearing Centre Prague, na República Tcheca.

Ele projetou a videoquimografia, um método de visualização em alta velocidade das vibrações das pregas vocais, que está sendo usado para diagnóstico avançado de distúrbios da voz.

Seus interesses de pesquisa incluem acústica, biomecânica, metodologia de medição de voz e voz cantada.

Ele colabora com várias equipes de pesquisa em todo o mundo e dá palestras em todo o mundo. De 2004 a 2011 atuou como presidente do Comitê de Voz da Associação Internacional de Logopedia e Foniatria (IALP).



Ian Howell
O Dr. Ian Howell é membro do corpo docente de voz do Conservatório de Música da Nova Inglaterra, onde dirige o programa de pós-graduação em pedagogia da voz, ensina voz de estúdio e orienta alunos em repertório vocal barroco.

O trabalho acadêmico do Dr. Howell explora a psicoacústica especial da voz cantada, com foco em aplicações práticas para cantores e professores de canto. Os sentidos humanos interpretam a realidade de acordo com um conjunto confiável de regras. Esses mesmos sentidos também percebem mais detalhes à medida que internalizamos rótulos e modelos conceituais mais precisos. O trabalho do Dr. Howell produz novos modelos auditivos/visuais que melhor caracterizam as qualidades perceptivas de vogais cantadas e registro de voz. Ele descompacta e identifica os componentes perceptualmente coerentes de uma vogal, mostrando como rótulos objetivos e absolutos se aplicam à escala relativa de brilho tonal.

Ian Howell lecionou em Yale, Swarthmore e Rutgers Camden e foi estagiário de ensino da NATS em 2013. Ele foi o editor fundador do TheCounterTenorVoice.com, um jornal on-line que cobre questões de carreira e técnica para cantores, e foi publicado no Journal of Voice, no Journal of Singing, no Classical Singer e no VOICEPrints.

Ele possui um Mestrado em Música em Voz pela Universidade de Yale e um Doutorado em Artes Musicais pelo Conservatório da Nova Inglaterra.



Nathalie Henrich

Helena Daffern

Nathalie Henrich
Diretora de Pesquisa do CNRS, maestrina e cantora, Nathalie Henrich Bernardoni é uma cientista apaixonada pela voz humana em todas as suas formas de expressão.

A sua pesquisa é focada na descrição clínica experimental e fonética da fala e do canto, na caracterização fisiológica e física de várias técnicas vocais (canto lírico, música contemporânea, musicas internacionais), na gestão do esforço vocal na fala e no canto, bem como no desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas experimentais não invasivas para análise da voz humana.

Regularmente convidada a dar conferências a nível nacional e internacional, gosta de apresentar este instrumento fascinante.

Coordena o Dia Mundial da Voz (16 de abril) em nível nacional, lidera reuniões mensais (Oficinas de Ciência e Voz) e um caderno de pesquisa científica sobre a voz.

Em 2013, ela recebeu a Medalha de Bronze do CNRS por sua pesquisa sobre a voz humana.



Helena Daffern
Helena Daffern é bacharel e mestre em música e doutora em tecnologia musical pela Universidade de York.

Ela passou a treinar como cantora clássica no Trinity Laban College of Music, em Londres, e desenvolveu sua própria prática de ensino enquanto desfrutava de uma carreira como solista de oratório freelance, cantora de ópera e corista.

Helena é atualmente Professora Associada da Universidade de York, onde sua pesquisa reúne as disciplinas de performance, ciência e tecnologia, com foco na acústica da voz cantada.

Ela está particularmente interessada em conjuntos vocais e na utilização de tecnologia de realidade virtual para aprofundar nossa compreensão dos processos e benefícios do canto em grupo.



Louisa Traser

Sten Ternstrom

Louisa Traser
A Prof. Dra. Louisa Traser atua como médica sênior no Instituto de Medicina dos Músicos de Freiburg desde fevereiro de 2019. Além do trabalho clínico-foniátrico com foco no atendimento de usuários profissionais da voz, seu campo de atuação também inclui o campo de fonocirurgia e trabalhos de pesquisa na área de pesquisa básica em fisiologia da voz.

Nascida em Berlim, ela completou seu curso eletivo durante seu ano prático em foniatria/pedaudiologia na Charité, Universitätsmedizin Berlin sob orientação do Prof. Dr. M. Gross e do Prof. Dr. T. Nawka.

Em 2011 recebeu seu treinamento em Otorrinolaringologia no Hospital Universitário Freiburg sob orientação do Prof. Dr. dr. hc. R. Laszig e obteve em 2016 o título de especialista em otorrinolaringologia.

De 2017 a 2019, trabalhou como vice-médica sênior em foniatria/pedaudiologia no Inselspital em Berna, Suíça, sob a orientação do Prof. Dr. E. Seifert e do Prof. Dr. M. Kompis ativo.

Desde 2011 faz parte do grupo de trabalho do Instituto de Medicina do Músico de Freiburg liderado pelo Prof. Dr. B. Richter, Prof. Dr. C. Spahn e Prof. Dr. M. Echternach. Aqui ela trabalhou em vários projetos sobre o tema da voz do professor e acústica do trato vocal.

Seu foco de pesquisa por vários anos tem sido no campo da pesquisa em respiração fonatória. Com um projeto piloto nesta área, ela recebeu o Prêmio UEP Xion em 2018.

Louisa Traser é uma cantora de formação e canta nos coros extras da Deutsche e Komische Oper Berlin e da Staatsoper Unter den Linden por muitos anos. Atualmente canta no conjunto semiprofissional Camerata Vocale Freiburg e como solista no duo "Musical Therapy".



Sten Ternström
Sten Ternström atualmente trabalha na Divisão de Fala, Música e Audição (TMH) da Escola de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, KTH Royal Institute of Technology, em Estocolmo.

Sten faz pesquisas sobre a voz humana, na intersecção da acústica, biomecânica, eletrônica e música.

Os interesses de pesquisa de Sten Ternström centram-se em aspectos técnicos da acústica da voz, especialmente o canto. Isso inclui pesquisar medidas de voz, geralmente para fins clínicos, e implementá-las de forma prática.

Sten Ternström também gosta de se manter atualizado com acústica e processamento de som para música e áudio, e ministra vários cursos sobre esses tópicos. Sua tese de doutorado foi sobre a acústica do canto coral, e este tem sido um tema esporadicamente recorrente, especialmente em suas atividades de extensão.

Sten Ternström recebeu seu título de Mestre Da Ciência em 1982, PhD em 1989 e tornou-se professor em 2003, todos na KTH. Ele coordenou ou colaborou em cerca de vinte projetos de pesquisa, incluindo a coordenação do local e de dois projetos Europeus “FET-Open” (Tecnologias Futuras e emergentes) sobre voz.

Ele é membro da Acoustical Society of America e atua em vários conselhos editoriais, frequentemente revisando periódicos e conferências em fala, voz e áudio.



Mauro Fiuza

Anne-Maria Laukkanen

Mauro Fiuza
Professor de canto e pesquisador em Voz

Doutorando em Educação pela UNED (Madrid/Espanha) onde também trabalha como assistente de pesquisa no Laboratório de Voz UNED VoiceLab.

É professor convidado do “Specialization Course in Pedagogy and Technology of Voice and Singing” na UNED/Madrid.

É licenciado em música e mestre em fonoaudiologia (PUC/SP).

Estudou Ciência da Voz Cantada na Suécia com o Dr. Johan Sundberg; vocalizações supraglóticas na Itália com a professora Eleonora Bruni.

Certificado nos 3 níveis do método americano Somatic Voicework™ da professora Jeanie LoVetri.

Pós-graduado pelo FIV (CEV – Centro de Estudos de Voz).

Professor convidado nos cursos de pós-graduação do CEV (CECEV e FIV), Faculdade Santa Marcelina (Pedagogia Vocal), Faculdade Novo Horizonte – FNH (Voz Cantada) e Alpha FACEC (Pedagogia Vocal).

Membro fundador da Associação Brasileira de Professores de Canto – PROCANTO.

Coordenador do site do Dia Mundial da Voz (www.world-voice-day.org) e escreve sobre ciência vocal e canto no site www.estudiodevoz.com desde 2012.

Coordenador Pedagógico do Instituto de Formação em Voz - IFV.



Anne-Maria Laukkanen
Anne-Maria Laukkanen, PhD, é cientista e treinadora de voz. Ela é professora de Técnica de Fala e Vocologia na Universidade de Tampere, Finlândia, e Docente de Vocologia na Universidade de Oulu, Finlândia.

Sua formação educacional é em Fonética, Comunicação da Fala, Pesquisa da Voz (puheoppi), estudos/hobbies de teatro e canto clássico a guiaram para e ao longo do caminho do treinamento e pesquisa da voz.

Seus principais interesses de pesquisa incluem a qualidade da voz na fala e no canto, os efeitos e bases dos exercícios vocais, os efeitos e mecanismos de carga vocal e a aplicabilidade de vários métodos de pesquisa na pesquisa vocológica.

Desde a década de 1990, Laukkanen realizou pesquisas multidisciplinares sobre os efeitos das semi-oclusões, como a fonação em tubos, enquanto trabalhava em vários grupos de pesquisa internacionais e dava palestras.



Filipa Lã

Matthias Echternach

Filipa Lã
Pesquisadora sênior e professora do Departamento de Didática, Organização Escolar e Didática Especial da Faculdade de Educação da Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED), Madri, Espanha.

Cientista da voz, cantora e professora de canto, é licenciada em Educação (Biologia) pela Universidade de Coimbra, em Portugal, e mestre e doutora em Música (canto), ambos concedidos pela Universidade de Sheffiled, Reino Unido.

Seus interesses de pesquisa abrangem uma perspectiva interdisciplinar para as Ciências Sociais e para as Artes e Humanidades. Os tópicos de pesquisa incluem estudos de gênero relacionados à voz e educação em saúde, com foco em usuários profissionais da voz e profissões do espectáculo, nomeadamente atores e músicos.



Matthias Echternach
Matthias Echternach é especialista em distubios na fala, voz e audição em crianças (anteriormente foniatria e audiologia pediátrica) na LMU Klinikum e representa o campo especializado de foniatria e audiologia pediátrica na Universidade Ludwig-Maximilians em Munique.

Fez estudos de Medicina em Freiburg, Viena e Heidelberg. Após habilitação em 2013, foi nomeado professor adjunto da Universidade de Freiburg.

Além de estudar medicina, recebeu treinamento vocal e trabalhou em vários conjuntos, como o Kammerchor Stuttgart e a Camerata vocale Freiburg.

Sua pesquisa se concentra em registros vocais, medo do palco em cantores e danos de intubação na laringe.

Recebeu o Prêmio de Ciência de 2009 da Sociedade Alemã de Fisiologia da Música e Medicina do Músico e prêmios adicionais em 2010 e 2014.



PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

19:00-19:30

SEXTA-FEIRA

ABERTURA

19:30-21:00

SEXTA-FEIRA

Mesa 1
As pontes entre a pesquisa e a prática em voz cantada: Evoluções e desafios.
Dr. Luciano Neves
A evolução da pesquisa e prática em laringologia com foco na voz cantada.
PROFª DRª JULIANA FRANCO
Os desafios da integração entre práticas baseadas na tradição de ensino do canto e a prática baseada nas ciências vocais.
Prof. Wagner Barbosa
As ciências vocais e os métodos atuais de ensino de canto.
Fga. Drº Mara Behlau
Moderadora

19:00-19:30

SEXTA-FEIRA

ABERTURA

19:30-21:00

SEXTA-FEIRA

MESA 1
AS PONTES ENTRE A PESQUISA E A PRÁTICA EM VOZ CANTADA: EVOLUÇÕES E DESAFIOS.
DR. LUCIANO NEVES
A evolução da pesquisa e prática em laringologia com foco na voz cantada.
PROFª DRª JULIANA FRANCO
Os desafios da integração entre práticas baseadas na tradição de ensino do canto e a prática baseada nas ciências vocais.
PROF. WAGNER BARBOSA
As ciências vocais e os métodos atuais de ensino de canto.
FGA. DRº MARA BEHLAU
Moderadora

08:30-08:40

SÁBADO

ABERTURA e avisos

08:40-10:00

SÁBADO

Mesa 2
O futuro da pedagogia vocal no Brasil
Marcello Pessoa e Profª Carol Hends
Mercado e empreendedorismo: professores de canto e o contexto pós-pandêmico.
Prof. Dr. Luciano Simões
A formação dos professores de canto
Suely Mesquita
Profª Suely Mesquita
Organização e integração dos professores de canto (PROCANTO)​
Prof. Connan Alves
Moderador

10:10-11:50

SÁBADO

Mesa 3
Pesquisadores de voz brasileiros pelo mundo
Fga. Drª Gláucia Salomão
Fg. Me. Tiago Lima
Prof. Me. Pedro Amarante
Prof. Me. Mauro Fiuza
Moderador

13:45-14:00

SÁBADO

Sorteio

14:00-15:30

SÁBADO

Mesa 4
Escuta artística e científica da voz cantada
Profª Monica Thiele
A escuta holística na prática da voz cantada
Profª Dra. Joana Mariz
A escuta fonética na prática da voz cantada
Prof. e Fga Drª Renata Gelamo
A escuta da expressão na prática da voz cantada
Profª e Fga. Flávia Caraíbas
Moderadora

15:40-16:30

SÁBADO

PALESTRA
Estratégias e ferramentas para aulas de canto online
Profª Vera Medina

17:00-18:00

SÁBADO

MINICURSOS
Profª Me. Andressa Marinoni
Estratégias pedagógicas para o belting
PROFª DRª JULIANA FRANCO
Recursos pedagógicos para o canto lírico
Fga. e Ftpa. Flávia Badaró
Uso de incentivadores respiratórios no treino do cantor
Prof. Connan Alves
Blue note: escuta e execução

08:30-08:40

SÁBADO

ABERTURA E AVISOS

08:40-10:00

SÁBADO

MESA 2
O FUTURO DA PEDAGOGIA VOCAL NO BRASIL
MARCELLO PESSOA E PROFª CAROL HENDS
Mercado e empreendedorismo: professores de canto e o contexto pós-pandêmico.
PROF. DR. LUCIANO SIMÕES
A formação dos professores de canto
Suely Mesquita
PROFª SUELY MESQUITA
Organização e integração dos professores de canto (PROCANTO)
PROF. CONNAN ALVES
Moderador

10:10-11:50

SÁBADO

MESA 3
PESQUISADORES DE VOZ BRASILEIROS PELO MUNDO
FGA. DRª GLÁUCIA SALOMÃO
FG. ME. TIAGO LIMA
PROF. ME. PEDRO AMARANTE
PROF. ME. MAURO FIUZA
Moderador

13:45-14:00

SÁBADO

SORTEIO

14:00-15:30

SÁBADO

MESA 4
ESCUTA ARTÍSTICA E CIENTÍFICA DA VOZ CANTADA
PROFª MONICA THIELE
A escuta holística na prática da voz cantada
PROFª DRA. JOANA MARIZ
A escuta fonética na prática da voz cantada
PROF. E FGA DRª RENATA GELAMO
A escuta da expressão na prática da voz cantada
PROFª E FGA. FLÁVIA CARAÍBAS
Moderadora

15:40-16:30

SÁBADO

PALESTRA
ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS PARA
AULAS DE CANTO ONLINE
PROFª VERA MEDINA

17:00-18:00

SÁBADO

MINICURSOS
PROFª ME. ANDRESSA MARINONI
Estratégias pedagógicas para o belting
PROFª DRª JULIANA FRANCO
A prática da pedagogia do canto lírico
FGA. E FTPA. FLÁVIA BADARÓ
Uso de incentivadores respiratórios no treino do cantor
PROF. CONNAN ALVES
Blue note: escuta e execução

09:20-09:30

DOMINGO

ABERTURA E AVISOS

09:30-11:00

DOMINGO

Mesa 5
Aplicação das ciências vocais à prática clínica e pedagógica
Profª Me. Marcella Martinez
ETVSO
Profª e Fga. Flávia Caraíbas
Integrando as ciências vocais ao planejamento pedagógico
Fga Drª Thays Vaiano
Apresentação de casos, raciocínio clínico a partir do conhecimento científico
Prof. Dr. Mateus Corusse
Moderador

11:10-12:00

DOMINGO

PALESTRA
O processo de aprendizado no canto
Profª Drª Filipa Lã

12:00-13:20

DOMINGO

INTERVALO

13:20-13:30

DOMINGO

SORTEIO

13:30-14:20

DOMINGO

PALESTRA
Registers: The Snake Pit of Voice Pedagogy
Tradução simultânea para o Português (Registros: O “vespeiro” da Pedagogia Vocal)
Prof. Dr. Cristian Herbst

13:30-16:00

DOMINGO

MESA 6
Voz, expressão e gênero musical: a técnica a serviço da estética
Profª Drª Regina Machado
A expressão como base para o trabalho pedagógico​
Prof. Felipe Abreu
Relação entre gênero e estética vocal
Prof. Julianne Daud
Estética vocal, mercado e o papel do professor de canto​
Profª Drª Juliana Franco
Moderadora

16:10-17:00

DOMINGO

PALESTRA
The Science and Pedagogy of belting
Tradução simultânea para o Português (Ciência e pedagogia do belting)
Prof. Jeanie Lovetri

17:20-18:50

DOMINGO

MESA 7
A experiência do professor além das pesquisas
Prof. Dr. Luciano Simões
Prof. Lyba Serra
Suely Mesquita
Profª Suely Mesquita
Profª Me. Andressa Marinoni
Moderadora

18:50-19:00

DOMINGO

Sorteios e encerramento

09:20-09:30

DOMINGO

ABERTURA E AVISOS

09:30-11:00

DOMINGO

MESA 5
APLICAÇÃO DAS CIÊNCIAS VOCAIS À
PRÁTICA CLÍNICA E PEDAGÓGICA
PROFª ME. MARCELLA MARTINEZ
ETVSO
PROFª E FGA. FLÁVIA CARAÍBAS
Integrando as ciências vocais ao planejamento pedagógico
FGA DRª THAYS VAIANO
Apresentação de casos, raciocínio clínico a partir do conhecimento científico
PROF. DR. MATEUS CORUSSE
Moderador

11:10-12:00

DOMINGO

PALESTRA
O PROCESSO DE APRENDIZADO NO CANTO
PROFª DRª FILIPA LÃ

12:00-13:20

DOMINGO

INTERVALO

13:20-13:30

DOMINGO

SORTEIO

13:30-14:20

DOMINGO

PALESTRA
REGISTERS: THE SNAKE PIT OF VOICE PEDAGOGY
TRADUÇÃO SIMULTÂNEA PARA O PORTUGUÊS (REGISTROS:
O “VESPEIRO” DA PEDAGOGIA VOCAL)
PROF. DR. CRISTIAN HERBST

13:30-16:00

DOMINGO

MESA 6
VOZ, EXPRESSÃO E GÊNERO MUSICAL:
A TÉCNICA A SERVIÇO DA ESTÉTICA
PROFª DRª REGINA MACHADO
A expressão como base para o trabalho pedagógico​
PROF. FELIPE ABREU
Relação entre gênero e estética vocal
Prof. Julianne Daud
Estética vocal, mercado e o papel do professor de canto​
PROFª DRª JULIANA FRANCO
Moderadora

16:10-17:00

DOMINGO

PALESTRA
THE SCIENCE AND PEDAGOGY OF BELTING
TRADUÇÃO SIMULTÂNEA PARA O PORTUGUÊS (CIÊNCIA E PEDAGOGIA DO BELTING)
PROF. JEANIE LOVETRI

17:20-18:50

DOMINGO

MESA 7
A EXPERIÊNCIA DO PROFESSOR ALÉM DAS PESQUISAS
PROF. DR. LUCIANO SIMÕES
PROF. LYBA SERRA
Suely Mesquita
PROFª SUELY MESQUITA
PROFª ME. ANDRESSA MARINONI
Moderadora

18:50-19:00

DOMINGO

SORTEIO e encerramento

08:00-08:15

quinta-feira

Bem vindo(a) - cantor(a) brasileiro
WELCOME Brazilian singer

08:15-09:15

quinta-feira

Palestra
10 anos desde o último PAS
10 years since the last PAS
Nathalie Henrich Bernardoni

09:15-09:40

quinta-feira

Pôster
  • 09:15 – O Caso dos Registros Acústicos (The Case for Acoustic Registers) – Kenneth Bozeman
  • 09:20 – Características do Vibrato nos Gêneros Musicais ao Longo dos Anos (Vibrato characteristics across genres over the years) – Manuel Brandner
  • 09:25 – As Pregas Vocais como Barreira Acústica entre a Região Subglótica e o Trato Vocal: um Estudo da Impedância (Vocal Folds as Acoustical Barrier between Subglottal Region and Vocal Tract: An Impedance Study) – Patrick Hoyer
  • 09:30 – Método Franklin para a Voz: a Arte da Mudança (Franklin Method for Voice: The Art of Change) – Stacey Mastrian

09:35-09:50

quinta-feira

INTERVALO

09:50-11:20

quinta-feira

Comunicação oral
  • 09:50 – Variações das Configurações do Trato Vocal Observadas em IRM 3D em 7 Estilos de Canto Diferentes, Baseados no Estill Voice Training® (Variations of 3D MRI vocal tract configurations of 7 different singing styles based on Estill Voice Training®)- Louisa Traser
  • 10:10 – Propriedades de Ressonância extraídas por Ressonância Magnética de Diferentes Estilos Vocais, Baseados no Estill Voice Training® (Resonance properties derived from 3D MRI Data of different singing styles based on Estill Voice Training®) – Stefanie Rummel
  • 10:30 – Distorções Vocais: um Panorama em sua História, Formas de Produção, Estética, Pedagogia, Percepção e Implicações na Saúde Vocal (Distorted Singing: an overview on its history, forms of production, aesthetics, pedagogy, perception, and voice health implications) – Mauro Fiuza
  • 10:50 – Interações Não Lineares Fonte-Filtro no Canto Lírico (Non-linear source-tract interactions in classical singing ) – Matthias Echternach
  • 11:10 – Diferenças de Registro na Oscilação das Pregas Vocais ao Longo da Extensão de 3 Oitavas numa Cantora Profissional (Sideways Register Differences in Vocal Fold Oscillations across the Pitch Range of Three Octaves in a Female Professional Singer) – Hugo Lehoux

11:30-12:15

quinta-feira

DISCUSSÃO

12:15-12:30

quinta-feira

INTERVALO

12:30-14:10

quinta-feira

Mesa
Percepções Integrativas Sobre a Teoria Mioelástica-Aerodinâmica e Acústica da Fonação. Um Tributo Científico a Donald G. Miller
Integrative Insights into the Myoelastic-Aerodynamic Theory and Acoustics of Phonation. A scientific tribute to Donald G. Miller
Ingo Titze
Johan Sundberg
Host: Jan G. Svec

08:00-08:15

QUINTA-FEIRA

BEM VINDO(A) - CANTOR(A) BRASILEIRO

08:15-09:15

QUINTA-FEIRA

PALESTRA
10 ANOS DESDE O ÚLTIMO PAS
10 YEARS SINCE THE LAST PAS
NATHALIE HENRICH BeRNARDONI

09:15-09:40

QUINTA-FEIRA

PÔSTER
  • 09:15 – O Caso dos Registros Acústicos (The Case for Acoustic Registers) – Kenneth Bozeman
  • 09:20 – Características do Vibrato nos Gêneros Musicais ao Longo dos Anos (Vibrato characteristics across genres over the years) – Manuel Brandner
  • 09:25 – As Pregas Vocais como Barreira Acústica entre a Região Subglótica e o Trato Vocal: um Estudo da Impedância (Vocal Folds as Acoustical Barrier between Subglottal Region and Vocal Tract: An Impedance Study) – Patrick Hoyer
  • 09:30 – Método Franklin para a Voz: a Arte da Mudança (Franklin Method for Voice: The Art of Change) – Stacey Mastrian

09:35-09:50

QUINTA-FEIRA

INTERVALO

09:50-11:20

QUINTA-FEIRA

COMUNICAÇÃO ORAL
  • 09:50 – Variações das Configurações do Trato Vocal Observadas em IRM 3D em 7 Estilos de Canto Diferentes, Baseados no Estill Voice Training® (Variations of 3D MRI vocal tract configurations of 7 different singing styles based on Estill Voice Training®) – Louisa Traser
  • 10:10 – Propriedades de Ressonância extraídas por Ressonância Magnética de Diferentes Estilos Vocais, Baseados no Estill Voice Training® (Resonance properties derived from 3D MRI Data of different singing styles based on Estill Voice Training®) – Stefanie Rummel
  • 10:30 – Distorções Vocais: um Panorama em sua História, Formas de Produção, Estética, Pedagogia, Percepção e Implicações na Saúde Vocal (Distorted Singing: an overview on its history, forms of production, aesthetics, pedagogy, perception, and voice health implications) – Mauro Fiuza
  • 10:50 – Interações Não Lineares Fonte-Filtro no Canto Lírico (Non-linear source-tract interactions in classical singing) – Matthias Echternach
  • 11:10 – Diferenças de Registro na Oscilação das Pregas Vocais ao Longo da Extensão de 3 Oitavas numa Cantora Profissional (Sideways Register Differences in Vocal Fold Oscillations across the Pitch Range of Three Octaves in a Female Professional Singer) – Hugo Lehoux

11:30-12:15

QUINTA-FEIRA

DISCUSSÃO

12:15-12:30

QUINTA-FEIRA

INTERVALO

12:30-14:10

QUINTA-FEIRA

MESA
VISÃO INTEGRATIVA NA TEORIA MIOELÁSTICA-AERODINÂMICA DA FONAÇÃO. UM TRIBUTO CIENTÍFICO A DONALD G. MILLER.
INTEGRATIVE INSIGHTS INTO THE MYOELASTIC-AERODYNAMIC THEORY AND ACOUSTICS OF PHONATION.
A SCIENTIFIC TRIBUTE TO DONALD G. MILLER
INGO TITZE
JOHAN SUNDBERG
HOST: JAN G. SVEC

08:00-08:05

SEXTA-FEIRA

BOAS-VINDAS

08:05-09:05

SEXTA-FEIRA

PALESTRA
ETVSO - Prós e Contras
SOVTE – pros and cons
Anne-Maria Laukkanen

09:05-09:45

SEXTA-FEIRA

COMUNICAÇÃO ORAL
  • 09:05 – Usando ETVSO como um “Reset” no Trato Vocal durante o Canto (Using Semi-Occluded Vocal Tract Exercises as a Vocal Tract “Reset” in Singing) – Brian Manternach
    09:25 – O Órgão do Trato Vocal (a) como um Instrumento Musical e (b) para Explorar Percepção de Altura no Canto a Cappella (The Vocal Tract Organ (a) as a musical instrument and (b) for exploring perceived pitch in a cappella singing) – David M. Howard

09:45-10:00

SEXTA-FEIRA

INTERVALO

10:00-12:20

SEXTA-FEIRA

COMUNICAÇÃO ORAL
  • 10:00 – Diagrama Fonético para o Canto: a Quantização de Vogais Cantadas (Singing Phonetics Diagram – The Quantization of Sung Vowels)- Wolfgang Saus
  • 10:20 – A “cobertura” passiva induzida pela altura na voz cantada (Pitch induced passive “covering” of the singing voice) – Allan Vurma
  • 10:40 – Níveis do Formante do Cantor na Voz de Contratenor, Variações Individuais e Diferenças Específicas de Registro (Singers-formant levels in the counter tenor voice, individual variations and register-specific differences) – Peter Pabon
  • 11:00 – O Impacto do Traço Empático de Duos Piano-Voz nas Interações Entre os Músicos (Impact of the empathic trait of piano-singing duos on inter-performer interactions) – Sara D’Amario
  • 11:20 – Sincronização da Respiração em Performances de Lied em Duo (Respiration Synchronization in Lied-Duo Performances) – Anna-Maria Niemand
  • 11:40 – Avaliando Atenção e Distração nas Aulas de Canto (Assessing Attention and Distraction in Voice Lessons) – Lauren Guthridge
  • 12:00 – Desenvolvimento e Validação da Escala de Autoeficácia da Voz Cantada (SingingVoSES)(Development and Validation of The Singing Voice Self-Efficacy Scale (Singing VoSES)) – Filipa Lã

12:20-12:40

SEXTA-FEIRA

INTERVALO

12:40-12:55

SEXTA-FEIRA

PÔSTER
  • 12:40 – A Chave para Cantar Fora do Tom: o Cantor Treinado e a Distorção na Percepção de Altura (The Key To Singing Off Key: The Trained Singer and Pitch Perception Distortion) – Sarah Kervin
  • 12:45 – A Relação entre Formas Individuais de Aproximar Timbres Vocais em Duos e o Envelope Espectral Correspondente (The relationship between individual voice matching preferences in vocal duos and the corresponding voice spectrum envelope) – Sten Ternström
  • 12:50 – Mulheres Cantando durante a Meia Idade e a Menopausa (Women Singing Through Midlife and the Menopausal Transition) – Joanne Bozeman

12:55-13:40

SEXTA-FEIRA

DISCUSSÃO

13:40-14:40

SEXTA-FEIRA

MESA
Preconceito de Gênero na Ciência e na Pedagogia Vocal
Gender bias in voice science and voice pedagogy
Matthias Echternach
Filipa Lã
Sten Ternstrom
Host: Louisa Traser

08:00-08:05

SEXTA-FEIRA

BOAS-VINDAS

08:05-09:05

SEXTA-FEIRA

PALESTRA
ETVSO - PRÓS E CONTRAS
SOVTE – PROS AND CONS
ANNE-MARIA LAUKKANEN

09:05-09:45

SEXTA-FEIRA

COMUNICAÇÃO ORAL
  • 09:05 – Usando ETVSO como um “Reset” no Trato Vocal durante o Canto (Using Semi-Occluded Vocal Tract Exercises as a Vocal Tract “Reset” in Singing) – Brian Manternach
  • 09:25 – O Órgão do Trato Vocal (a) como um Instrumento Musical e (b) para Explorar Percepção de Altura no Canto a Cappella (The Vocal Tract Organ (a) as a musical instrument and (b) for exploring perceived pitch in a cappella singing) – David M. Howard

09:45-10:00

SEXTA-FEIRA

INTERVALO

10:00-12:20

SEXTA-FEIRA

COMUNICAÇÃO ORAL
  • 10:00 – Diagrama Fonético para o Canto: a Quantização de Vogais Cantadas (Singing Phonetics Diagram – The Quantization of Sung Vowels) – Wolfgang Saus
  • 10:20 – A “cobertura” passiva induzida pela altura na voz cantada (Pitch induced passive “covering” of the singing voice) – Allan Vurma
  • 10:40 – Níveis do Formante do Cantor na Voz de Contratenor, Variações Individuais e Diferenças Específicas de Registro (Singers-formant levels in the counter tenor voice, individual variations and register-specific differences) – Peter Pabon
  • 11:00 – O Impacto do Traço Empático de Duos Piano-Voz nas Interações Entre os Músicos (Impact of the empathic trait of piano-singing duos on inter-performer interactions) – Sara D’Amario
  • 11:20 – Sincronização da Respiração em Performances de Lied em Duo (Respiration Synchronization in Lied-Duo Performances) – Anna-Maria Niemand
  • 11:40 – Avaliando Atenção e Distração nas Aulas de Canto (Assessing Attention and Distraction in Voice Lessons) – Lauren Guthridge
  • 12:00 – Desenvolvimento e Validação da Escala de Autoeficácia da Voz Cantada (SingingVoSES) (Development and Validation of The Singing Voice Self-Efficacy Scale (Singing VoSES))- Filipa Lã

12:20-12:40

SEXTA-FEIRA

INTERVALO

12:40-12:55

SEXTA-FEIRA

PÔSTER
  • 12:40 – A Chave para Cantar Fora do Tom: o Cantor Treinado e a Distorção na Percepção de Altura (The Key To Singing Off Key: The Trained Singer and Pitch Perception Distortion) – Sarah Kervin
  • 12:45 – A Relação entre Formas Individuais de Aproximar Timbres Vocais em Duos e o Envelope Espectral Correspondente (The relationship between individual voice matching preferences in vocal duos and the corresponding voice spectrum envelope) – Sten Ternström
  • 12:50 – Mulheres Cantando durante a Meia Idade e a Menopausa (Women Singing Through Midlife and the Menopausal Transition) – Joanne Bozeman

12:55-13:40

SEXTA-FEIRA

DISCUSSÃO

13:40-14:40

SEXTA-FEIRA

MESA
PRECONCEITO DE GÊNERO NA CIÊNCIA E NA PEDAGOGIA VOCAL
GENDER BIAS IN VOICE SCIENCE AND VOICE PEDAGOGY
MATTHIAS ECHTERNACH
FILIPA LÃ
STEN TERNSTROM
HOST: LOUISA TRASER

08:00-08:05

SÁBADO

BOAS-VINDAS

08:05-09:05

SÁBADO

PALESTRA
Cantando EM UM Espaço Virtual
Singing in a virtual space
Helena Daffern

09:05-10:25

SÁBADO

COMUNICAÇÃO ORAL
  • 09:05 – Análise e Interpretação de Padrões Complexos do Vibrato: uma Nova Abordagem Paramétrica para Performance de Estilos Específicos (Analysis & Interpretation of Complex Vibrato Patterns: A Novel Parametric Approach to Genre-Specific Performance) – Theodora Nestorova
  • 09:25 – Imagem do Trato Vocal em Alta Resolução, Híbrida de TC + IRM (High Resolution Hybrid CT+MRI Vocal Tract Imaging) – David Meyer
  • 09:45 – Expressão da Emoção no Canto. Um Estudo da Fonte Vocal e do Espectro Médio de Longo Termo (Expression of emotion in singing. A study of voice source and long-term average spectrum) – Gláucia Laís Salomão
  • 10:05 – O Efeito da Máscara para Cantor na Disperção de Aerosóis Durante o Canto (The effect of singers’ masks on the impulse dispersion of aerosols during singing) – Marie Köberlein

10:25-10:40

SÁBADO

INTERVALO

10:40-15:50

SÁBADO

PÔSTER
  • 10:40 – Observação Sincronizada do Assoalho Pélvico, Abdômen e Tórax durante o Canto, Usando o IRM – um Estudo de Viabilidade (Time-synchronized observation of pelvic floor, abdomen, and thorax during singing using MRI – a feasibility study) – Michaela Mayr
  • 10:45 – Cantores de Rock e Metal: eles Realmente Cantam Alto e Forte? Um Panorama sobre a Produção Vocal no Rock (Rock and Metal Singers: Are they really loud and powerful? An overview of rock voice production) – Mauro Fiuza

10:50-12:30

SÁBADO

COMUNICAÇÃO ORAL
  • 10:50 – Cantando sem Laringe (Singing Without Larynx) – Michal Tyc
  • 11:10 – CPPS e Parâmetros de Fonte Vocal: uma Análise Objetiva da Voz Cantada (CPPS and Voice-Source Parameters: Objective Analysis of the Singing Voice) – Calvin Baker
  • 11:30 – Correlacionando Aspectos Perceptivos e Espectrais do Chiaroscuro no Canto: um Estudo Piloto (Correlating Perceptual and Spectral Aspects of Chiaroscuro in Singing – A Pilot Study) – Kristen Murdaugh
  • 11:50 – Descobertas Preliminares no Uso do VPA na Avaliação Perceptiva da Qualidade vocal no Canto (Preliminary findings on the application of the VPA for perceptual assessment of voice quality in singing) – Joana Mariz
  • 12:10 – Análise da Integibilidade da Vogal no Canto Usando Recursos de Diretividade de Voz (Vowel intelligibility analysis in singing using voice directivity features) – Manuel Brandner

12:30-13:15

SÁBADO

Discussão

13:15-13:30

SÁBADO

INTERVALO

13:30-14:30

SÁBADO

MESA
Pedagogia Vocal Baseada em Evidências - Onde Está a Evidência?
Evidence-based voice pedagogy -- where is the evidence?
Mauro Fiuza
Ian Howell
Kari Ragan
Allan Vurma
Host: Filipa Lã

14:30:15:00

SÁBADO

SESSÃO DE ENCERRAMENTO

08:00-08:05

SÁBADO

BOAS-VINDAS

08:05-09:05

SÁBADO

PALESTRA
CANTANDO EM UM ESPAÇO VIRTUAL
SINGING IN A VIRTUAL SPACE
HELENA DAFFERN

09:05-10:25

SÁBADO

COMUNICAÇÃO ORAL
  • 09:05 – Análise e Interpretação de Padrões Complexos do Vibrato: uma Nova Abordagem Paramétrica para Performance de Estilos Específicos (Analysis & Interpretation of Complex Vibrato Patterns: A Novel Parametric Approach to Genre-Specific Performance) – Theodora Nestorova
  • 09:25 – Imagem do Trato Vocal em Alta Resolução, Híbrida de TC + IRM (High Resolution Hybrid CT+MRI Vocal Tract Imaging) – David Meyer
  • 09:45 – Expressão da Emoção no Canto. Um Estudo da Fonte Vocal e do Espectro Médio de Longo Termo (Expression of emotion in singing. A study of voice source and long-term average spectrum) – Gláucia Laís Salomão
  • 10:05 – O Efeito da Máscara para Cantor na Disperção de Aerosóis Durante o Canto (The effect of singers’ masks on the impulse dispersion of aerosols during singing) – Marie Köberlein

10:25-10:40

SÁBADO

INTERVALO

10:40-15:50

SÁBADO

PÔSTER
  • 10:40 – Observação Sincronizada do Assoalho Pélvico, Abdômen e Tórax durante o Canto, Usando o IRM – um Estudo de Viabilidade (Time-synchronized observation of pelvic floor, abdomen, and thorax during singing using MRI – a feasibility study) – Michaela Mayr
    10:45 – Cantores de Rock e Metal: eles Realmente Cantam Alto e Forte? Um Panorama sobre a Produção Vocal no Rock (Rock and Metal Singers: Are they really loud and powerful? An overview of rock voice production) – Mauro Fiuza

10:50-12:30

SÁBADO

COMUNICAÇÃO ORAL
  • 10:50 – Cantando sem Laringe (Singing Without Larynx) – Michal Tyc
  • 11:10 – CPPS e Parâmetros de Fonte Vocal: uma Análise Objetiva da Voz Cantada (CPPS and Voice-Source Parameters: Objective Analysis of the Singing Voice) – Calvin Baker
  • 11:30 – Correlacionando Aspectos Perceptivos e Espectrais do Chiaroscuro no Canto: um Estudo Piloto (Correlating Perceptual and Spectral Aspects of Chiaroscuro in Singing – A Pilot Study) – Kristen Murdaugh
  • 11:50 – Descobertas Preliminares no Uso do VPA na Avaliação Perceptiva da Qualidade vocal no Canto (Preliminary findings on the application of the VPA for perceptual assessment of voice quality in singing) – Joana Mariz
  • 12:10 – Análise da Integibilidade da Vogal no Canto Usando Recursos de Diretividade de Voz (Vowel intelligibility analysis in singing using voice directivity features) – Manuel Brandner

12:30-13:15

SÁBADO

DISCUSSÃO

13:15-13:30

SÁBADO

INTERVALO

13:30-14:30

SÁBADO

MESA
PEDAGOGIA VOCAL BASEADA EM EVIDÊNCIAS - ONDE ESTÁ A EVIDÊNCIA?
EVIDENCE-BASED VOICE PEDAGOGY -- WHERE IS THE EVIDENCE?
MAURO FIUZA
IAN HOWELL
KARI RAGAN
ALLAN VURMA
HOST: FILIPA LÃ

14:30-15:00

SÁBADO

SESSÃO DE ENCERRAMENTO

19:00-19:30

SEXTA-FEIRA

ABERTURA

19:30-21:00

SEXTA-FEIRA